ANAIS :: MICROAL 2014
Resumo: 317-2


Poster (Painel)
317-2MONITORAMENTO BACTERIOLÓGICO DA ÁGUA DO MAR E DE SURURU (Mytella spp.): UM ESTUDO NA ILHA DO PATY, BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BRASIL
Autores:Oliveira, E.A.S (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Walker,J.F (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Santos, P.S (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Almeida, E.R (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Queiroz, M.M (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Cardoso,R.C.V (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Guimarães, A.G. (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo

A Baía de Todos os Santos - BTS, na Bahia, é considerada a segunda maior baía navegável do mundo e marcada também pela pesca artesanal, com destaque para a mariscagem. A conformidade das áreas de litoral para a mariscagem é influenciada por muitos fatores, mas nenhum é mais vital do que a qualidade da água. O presente estudo objetivou monitorar a qualidade bacteriológica da água do mar e do sururu (Mytella spp.), na Ilha do Paty, BTS, Bahia. Foram avaliadas 30 amostras de água do mar e 12 de sururu, entre dezembro de 2013 e abril de 2014. As primeiras foram coletadas em frascos de vidro estéreis e as últimas em sacos plásticos, procedendo-se transporte resfriado ao laboratório. As amostras de água foram submetidas à pesquisa de coliformes totais, coliformes termotolerantes e Escherichia coli, pela técnica da membrana filtrante, conforme metodologias descritas pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Para o sururu, foram realizadas a contagem de bactérias aeróbias mesófilas, coliformes a 45ºC, Estafilococos coagulase positiva e pesquisa de Salmonella spp., seguindo-se técnicas da APHA. Na análise da água, as contagens de coliformes totais variaram de 70 a 645 UFC/100mL, enquanto para coliformes termotolerantes e Escherichia coli, os resultados variaram entre <1,0 a 7,0 UFC/100ml, valores inferiores aos padrões do Conselho Nacional de Meio Ambiente. Para o sururu verificaram-se contagens de bactérias aeróbias mesófilas variando de 2,0 x 102 UFC/g a 6,6 x 103 UFC/g e ausência de coliformes a 45°C, estafilococos coagulase positiva e Salmonella spp. Mediante os resultados, todas as amostras de água do mar e de sururu estavam de acordo com a legislação brasileira, possuindo, portanto, qualidade higiênico-sanitária satisfatória. Ainda assim, salienta-se a necessidade da monitoramento microbiológico contínuo das áreas de pesca, visando à oferta de alimentos seguros.


Palavras-chave:  água, segurança alimentar, Mytella spp