ANAIS :: MICROAL 2014
Resumo: 289-1


Poster (Painel)
289-1Ação antimicrobiana dos óleos de orégano e alecrim em combinação ao nitrito frente à staphylococcus coagulase positivo.
Autores:Silva, Rosicleide (IFPE - Instituto Federal de Pernambuco) ; Silva, Leandro (IFPE - Instituto Federal de Pernambuco) ; Lima, Alcione (IFPE - Instituto Federal de Pernambuco) ; Oliveira, Fernando (IFPE - Instituto Federal de Pernambuco) ; Azerêdo, Geíza (IFPE - Instituto Federal de Pernambuco)

Resumo

É crescente a busca pela indústria de embutidos por conservantes que substituam o uso de grandes quantidades de sal e nitrito como conservantes. As mais recentes pesquisas apontam que o uso de óleos essenciais como conservantes é uma das saídas mais viáveis para este fim, face à forte atividade antimicrobiana que apresentam. O presente estudo avaliou a capacidade inibitória dos óleos essenciais de orégano e alecrim, de forma combinada, associados ao nitrito frente à staphylococcus Coagulase Positiva. Foram realizados os seguintes tratamentos: 1) FIC (25 % orégano + 50 % alecrim) + nitrito (200ppm); 2) FIC (25 % orégano +75 % alecrim) + nitrito (200ppm); 3) FIC (50 % orégano + 50 % alecrim) + nitrito (200ppm); 4) nitrito (200ppm) e 5) controle (nitrito 200 ppm, sem óleos essenciais). Realizou-se o método de contagem de células viáveis, em diversos intervalos de tempo (0, 2, 4, 8 e 24h). Após o fim do período de incubação (37 ºC), foi realizada a contagem do número de células viáveis, a qual foi expressa em log de UFC/mL. Foi verificado que o efeito conservante do nitrito é intensificado apenas quando associado aos óleos. Tal efeito se apresentou satisfatório com a associação de apenas uma parte de orégano para duas de alecrim (¹/2, orégano/alecrim). Este resultado foi constatado desde o primeiro momento de contato do micro-organismo com o antimicrobiano natural, no entanto observou-se mais intensamente a partir do tempo 8. Sendo o tratamento contendo a combinação 25/75 (tratamento 2) dos óleos essencias a de melhor eficácia antimicrobiana, destacamos também que a eficácia do nitrito como conservante se tornou cada vez menos eficaz com o decorrer do tempo, fato esse que não se repete quando o mesmo está em associação com a combinação dos óleos essenciais. Pelos resultados observados sugere-se que a utilização dos óleos essenciais de orégano e alecrim associados ao nitrito confere uma melhor eficácia antimicrobiana visto que o nitrito na quantidade estabelecida pela legislação vigente não foi suficiente para promover a redução da carga microbiana do micro-organismo teste.


Palavras-chave:  óleos essenciais, nitrito, micro-organismos Patogênicos