ANAIS :: MICROAL 2014
Resumo: 273-3


Poster (Painel)
273-3AVALIAÇÃO DO PERFIL MICROBIOLÓGICO DE BEBIDAS LÁCTEAS SABOR MORANGO COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE LIMOEIRO DO NORTE- CE
Autores:ZULENE (IFCE - Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte) ; AURIANA (IFCE - Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte) ; PAHLEVI (IFCE - Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte) ; ELISABETH (IFCE - Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte) ; HILDENIR (IFCE - Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte) ; VALDENICE (IFCE - Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte) ; HIRLLEN (IFCE - Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte) ; POLIANA (IFPI - CAMPUS URUCUI - Instituto Federal do Piauí - Campus UruçuíIFCE - Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte)

Resumo

O soro lácteo é um subproduto alimentício oriundo das indústrias queijeiras que é produzido em grande escala no Brasil. Por ser uma fonte rica em proteínas e minerais vêm sendo utilizado pela indústria em geral. Entretanto, é na de alimentos que esse subproduto é mais empregado e dentre as várias formas de aproveitamento destaca-se sua utilização na elaboração de bebidas lácteas. A bebida láctea pode ser definida como o produto resultante da mistura de leite e soro e/ ou leite reconstituído desde que a base láctea represente pelo menos 51%. É um tipo de leite fermentado que vem se destacando como substituto do iogurte. Tendo em vista a elevada produção de soro lácteo e seu valor nutricional, objetivou-se com o presente trabalho avaliar o perfil microbiológico de bebidas lácteas sabor morango comercializado na cidade de Limoeiro do Norte-CE. Foram adquiridas no comércio local três marcas diferentes de bebida láctea sabor morango. As amostras foram acondicionadas em isopor com gelo e encaminhadas ao laboratório de microbiologia de alimentos do Instituto Federal do Ceará – IFCE, Campus Limoeiro do Norte. Realizou-se em triplicata a determinação do NMP/mL de Coliformes totais, termotolerantes e pesquisa de Escherichia coli. Para a realização das análises seguiram-se as diretrizes gerais da American Public Health Association - APHA. As três marcas de bebidas lácteas analisadas encontraram-se dentro dos padrões microbiológicos estabelecidos pela legislação vigente (RDC n° 12 de 02 de janeiro de 2001), pois, os resultados da contagem de coliformes totais e termotolerantes apresentaram valor <3 NMP/mL, significando ausência neste produto. A Escherichia coli apresentou-se ausente em todas as marcas analisadas. Concluiu-se que as três marcas de bebida láctea apresentaram-se ausentes de contaminação microbiológica para os microrganismos avaliados, indicando assim, que foram elaboradas obedecendo às boas práticas de fabricação destacando-se como um produto seguro à saúde do consumidor.


Palavras-chave:  produto lacteo, contaminação, soro de leite