ANAIS :: MICROAL 2014
Resumo: 213-2


Poster (Painel)
213-2AVALIAÇÃO DA QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA NA COMERCIALIZAÇÃO DE PEIXE FRESCO NO MERCADO DO VER-O-PESO, MUNICÍPIO DE BELÉM-PA.
Autores:SAMPAIO, L. S. O. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; ALVES, E. M. P. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; SILVA, A. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; NEVES, E. C. A. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; LIMA, C. L. S. (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo

O Ver-o-Peso é considerado cartão postal da cidade de Belém, sendo uma das mais famosas feiras livre do Brasil. Possui um mercado de peixe, que é a construção de maior destaque do complexo, com comercialização diária de pescado fresco. O objetivo deste foi avaliar as condições higiênico-sanitárias da venda de peixe fresco, no mercado de peixe do Ver-o-Peso, a fim de identificar possíveis riscos. A pesquisa foi realizada em 11 boxes, os quais foram avaliados as condições físicas e higiênico-sanitárias dos locais de venda como: edificações e instalações; equipamentos, móveis e utensílios; produtos de higienização; manipuladores; recepção do produto; e armazenamento e comercialização, seguindo um check list elaborado pela equipe de trabalho, baseado nas Resoluções n° 216 e 275 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Quanto à edificação e as instalações verificou-se que 59% dos boxes apresentaram não conformidade, pois apesar do mercado apresentar estrutura de alvenaria, com boxes que possuem pias e bancadas inox, cepo de mármore e água encanada, porém é evidente que limpeza e desinfecção podem ser realizadas, no entanto não são realizadas devidamente com frequência necessária. Quanto a equipamentos, moveis e utensílios, 67% dos boxes estavam fora das conformidades. Verificou-se também que 68%, 70% e 72% dos boxes não estavam em conformidades nos itens que remete manipuladores; recepção de produto; e armazenamento e comercialização do produto; respectivamente. Com maior não conformidade o item produtos de higienização apresentou 91%. Portanto, verificamos que o mercado de peixe do complexo Ver-o-Peso necessita de uma manutenção em relação á limpeza e organização do ambiente, assim como, capacitação e conscientização dos manipuladores, afim que seja passada informações básicas a respeito das condições corretas de manipulações e comercialização de alimentos de origem animal, como o pescado.


Palavras-chave:  comercialização, mercado de peixe, peixe fresco