ANAIS :: MICROAL 2014
Resumo: 190-2


Poster (Painel)
190-2Análise do perfil de resistência aos beta-lactâmicos em Escherichia coli isolada de carcaças de frango de granja e “caipira”
Autores:Koga, V. L. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Rodrigues, G. R. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Cyoia, P. S. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Nakazato, G. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Vespero, E. C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Brito, B. G. (IPVDF - Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor) ; Brito, K. C. T. (IPVDF - Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor) ; Kobayashi, R. K. T. (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

O aumento de bactérias resistentes aos antimicrobianos tem sido umas das principais preocupações na saúde humana, e vem se tornando também um problema para a medicina veterinária. Os antimicrobianos são usados na produção animal para prevenir ou tratar infecções bacterianas. No entanto, muitas vezes, os antimicrobianos são adicionados à alimentação de animais, como na avicultura, como promotores de crescimento. A presença de resistência aos antimicrobianos em alimentos de origem animal tem sido preocupante, pois as bactérias isoladas podem ser reservatórios de genes de resistência e virulência, tendo um papel importante na disseminação destas resistências às bactérias patogênicas e comensais humanas. Neste trabalho, 121 amostras de Escherichia coli foram isoladas de um total de 35 carcaças de frango, comercializadas em supermercados (frangos de granja), e 35 amostras de E. coli de um total de 15 carcaças de frango, originadas da agricultura familiar (frangos caipira). Foi realizado o antibiograma para os seguintes antimicrobianos: ampicilina, amoxicilina-ácido clavulânico, cefazolin, cefoxitina, ceftazidima e cefotaxima. As amostras resistentes às cefalosporinas de 3ª geração, foram utilizadas para o teste fenotípico de detecção de betalactamases de espectro estendido (ESBL), por meio do teste de aproximação de discos e pelo teste do disco combinado. Nossos resultados mostraram que a resistência aos beta-lactâmicos em amostras isoladas de frango caipira é praticamente ausente, apresentando apenas 20% das amostras resistentes a ampicilina e 2,86% para cefazolin. Já para as amostras isoladas de frango de granja, há uma alta prevalência de resistência para ampicilina (66,94%), cefazolin (48,76%) e cefotaxima (31,4%), sendo 32,23% dessas amostras positivas para o teste fenotípica de detecção de ESBL, diferentemente das amostras isoladas de frango caipira, que não apresentaram essa enzima. Visto que muitos estudos têm discutido a respeito do risco de transferência genética entre isolados aviários e humanos, a presença de ESBL em amostras isoladas de carcaças de frango se mostra um perigo para a saúde humana, sendo esta enzima uma das grandes causas de falha terapêutica em tratamentos de infecções bacterianas.


Palavras-chave:  Escherichia coli, resistência, ESBL