XXI ALAM
Resumo:1824-3


Poster (Painel)
1824-3Clarificação e recuperação do ácido lático do caldo fermentado, por Lactobacillus rhamnosus B103, utilizando carvão ativado e coluna de troca iônica.
Autores:Luciana Fontes Coelho (UNESP - universidade estadual paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Cristian Jacques Bolner de Lima (UNESP - universidade estadual paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Jonas Contiero (UNESP - universidade estadual paulista Júlio de Mesquita Filho)

Resumo

O ácido lático é um ácido orgânico amplamente empregado na indústria farmacêutica, química e alimentícia; atua como acidulantes, flavorizantes, aromatizantes e emulsificantes, na produção de plásticos renováveis e biodegradáveis e na medicina, na regeneração de tecidos, suturas, fixações de fraturas e reposição óssea. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes temperaturas e concentrações de carvão ativado na clarificação do caldo fermentado por Lactobacillus rhamnosus B103, assim como avaliar a recuperação do ácido lático em coluna de troca iônica. Para isso foi realizado um planejamento do tipo Plackett Burman, doze experimentos foram gerados, a partir de 5 fatores: % de carvão, granulometria do carvão, tempo, temperatura e agitação. Foi avaliada a remoção de cor do caldo fermentado, a concentração de ácido lático, assim como a concentração de açúcares. As variáveis, concentração e granulometria do carvão foram significativas para remoção de cor do caldo fermentado. As variáveis temperatura e concentração do pó de carvão ativado foram avaliadas por meio de um PCC com três replicas do ponto central, totalizando 11 experimentos. Os experimentos foram conduzidos em tubos de ensaio, contendo 10 mL de caldo fermentado. Amostras de 1 mL foram retiradas após 15 minutos de tratamento sob diferentes condições de % de carvão ativado e temperatura. As amostras foram centrifugadas a 8000 x g por 10 minutos e filtradas em filtro de 0,2 um. O sobrenadante foi utilizado para análise da redução de cor do caldo fermentado, concentração de ácido lático, presença de açúcar. O caldo clarificado por carvão ativado, contendo lactato de sódio, foi passado em uma coluna de troca iônica Amberlite IR-120 H+, com o objetivo de recuperar o ácido lático. A coluna continha 10 g de resina Amberlite IR-120, foram passados 20 ml de caldo fermentado clarificado e fluxo de 0,2 mL/min. A concentração ótima de carvão ativado encontrada foi de 18,72 % e a temperatura foi de 57,03 oC. Nessas condições, a redução de cor do caldo foi de 96,06%. A coluna catiônica foi capaz de diminuir o pH do caldo de 7,0 para 3,0 e a recuperação do ácido lático foi de 90,98%.


Palavras-chave:  ácido lático, Clarificação, purificação