XXI ALAM
Resumo:1819-2


Prêmio
1819-2Sensibilizar para recuperar - o caso Lagoa da Saudade: orientação de escolares do Ensino Fundamental quanto as noções básicas de microbiologia aquática sob a perspectiva ambiental
Autores:Lindomar Antonio Gomes de Brito (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Ana Lúcia Santos (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Daiane Evelin dos Santos Assunção (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Jupyracyara J. C. Barros (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão)

Resumo

Orientar para cidadania é agregar na vivência diária do indivíduo competências para interagir de forma harmoniosa com cenário que o cerca. Mas, a realidade é justamente o inverso, principalmente quando se trata dos recursos naturais , como as unidades aquáticas. Em Santa Cruz - GO, a população experimenta o descaso de muitas gerações sob a Lagoa da Saudade, designada como ecossistema natural. Diante da problemática, esse estudo objetivou sensibilizar os escolares do Ensino Fundamental da cidade de Santa Cruz - GO, a partir de uma proposta de extensão sobre os aspectos associados à microbiologia aquática e os interferentes socioambientais. A oficina pedagógica foi efetivada com 32 escolares do Ensino Fundamental, sendo utilizado como objeto de estudo a Lagoa da Saudade, para facilitar a transformação do saber teórico em prático. Inicialmente foi aplicada a técnica de leitura de grupo onde elementos acerca da temática foram explicitados. Aulas expositivas também foram realizadas para contextualização da microbiota aquática. Com auxílio dos escolares, amostras de diferentes pontos da Lagoa da Saudade foram coletadas e visualizadas em microscópio fotônico. Utilizando massa de biscuit, os escolares confeccionaram modelos bacterianos comumente registrados em unidades aquáticas. Os alunos foram avaliados, a partir de entrevistas, antes e após a oficina, e os resultados organizados em categorias temáticas. Antes da prática pedagógica apenas 6,25% escolares foram aptos em definir unidade aquática. Após intervenção todos apresentaram capacidade em discorrer sobre esse ecossistema a partir de uma linguagem científica, citando como exemplo a Lagoa da Saudade, fato antes desconhecido pelos escolares. Quando questionados sobre o bioindicadores microbianos, antes da oficina todos os participantes foram inaptos em responder e pós oficina, 75% compreenderam que esses são micro-organismos empregados para avaliar a qualidade sanitária das unidades aquáticas. Esta atividade extensionista norteou os debates sobre as questões socioambientais aliadas ao ecossistema aquático, refletindo na (re) formulação de concepções dos partícipes acerca da Lagoa da Saudade, para que esses possam ser futuros mediadores da orientação ambiental, assegurando também a sensibilização da comunidade extraescolar.


Palavras-chave:  Bioindicadores microbianos, Orientação ambiental, Práticas pedagógicas