XXI ALAM
Resumo:1811-1


Poster (Painel)
1811-1Macrobrachium amazonicum, um sentinela ambiental para o isolamento de Candida spp. resistentes a derivados azólicos
Autores:Ramila de Brito Macedo (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Raimunda Sâmia Nogueira Brilhante (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Manoel Paiva de Araujo Neto (UECE - universidade estadual do ceara) ; Carlos Eduardo Cordeiro Teixeira (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Débora de Souza Collares Maia Castelo-branco (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Joyce Fonteles Ribeiro (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Rita Amanda Chaves de Lima (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Rossana de Aguiar Cordeiro (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; José Júlio Costa Sidrim (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Marcos Fábio Gadelha Rocha (UECE - universidade estadual do ceara)

Resumo

Existem registros relatando a importância de leveduras para a aquicultura, contudo não se sabe ao certo a relevância do isolamento dessas leveduras de animais aquáticos e do próprio ambiente onde esses animais estão inseridos para o monitoramento da qualidade ambiental. Assim, esse trabalho objetivou determinar a sensibilidade antifúngica in vitro de Candida,i/> spp., isoladas do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum e do ambiente onde esses animais estão inseridos. Para tanto foram utilizados os tratos gastrintestinais de espécimes adultos de M. amazonicum oriundos da lagoa do Catu, Aquiraz, Ceará e amostras da água desse ambiente. As leveduras obtidas foram identificadas com base nas características morfológicas e bioquímicas. Em seguida, os 41 isolados de Candida,i/> spp. obtidos foram submetidos ao teste de microdiluição em caldo, frente a anfotericina B, itraconazol e fluconazol, segundo a metodologia padronizada pelo CLSI, documento M27-A3. Ao todo, foi possível recuperar 41 isolados de Candida spp. As CIMs obtidas para anfotericina B, itraconazol e fluconazol variaram de 0,03125 a 2, de 0,0625 a ≥16 e de 0,5 a ≥64 μg/mL, respectivamente. De todos os isolados testados, 12 cepas foram resistentes aos derivados azólicos, sendo uma resistente ao fuconazol, duas ao itraconazol e nove resistentes a ambas as drogas. Os dois isolados resistentes somente ao itraconazol, também apresentaram resistência à anfotericina B, com CIM de 2 μg/mL. Por fim, o isolamento de Candida spp. resistentes a azólicos dos animais de vida livre e do ambiente natural sugere a ocorrência de um desequilíbrio ambiental na área onde esses camarões estão inseridos. Assim, a principal contribuição dessa pesquisa foi validar a utilização do camarão M. amazonicum como sentinela para a presença de Candida spp. resistentes a antifúngicos no ambiente.


Palavras-chave:  Macrobrachium amazonicum, Candida spp., Derivados azólicos, resistentes, sentinela