XXI ALAM
Resumo:1806-2


Poster (Painel)
1806-2CARACTERÍSTICAS DE VIRULÊNCIA EM AMOSTRAS DE Escherichia coli ENTEROAGREGATIVA (EAEC) ISOLADAS DE SURTOS E CASOS ESPORÁDICOS DE DIARRÉIA
Autores:Luis Fernando dos Santos (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Tânia Mara Ibelli Vaz (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Sandra Regina Schicariol Pinheiro (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Raquel Mara Franco Natal (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Kinue Irino (IAL - Instituto Adolfo Lutz)

Resumo

INTRODUÇÃO: Escherichia coli enteroagregativa (EAEC) é definida pela expressão do fenótipo de adesão denominado “adesão agregativa”. As EAEC, que são consideradas patógenos emergentes, são responsáveis por infecções entéricas em diversas partes do mundo e têm sido isoladas em condições clínicas diversas incluindo a diarreia persistente, e em associação com quadros diarreicos graves na Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Em estudo prévio conduzido no Instituto Adolfo Lutz as EAEC representaram um dos patotipos mais frequentemente isolados na rotina diagnóstica. Neste trabalho amostras de E. coli classificadas como EAEC foram analisadas quanto aos seus sorotipos e ocorrência de genes diversos relacionados à virulência nesta e em outras categorias diarreiogênicas de E.coli. MATERIAL E MÉTODOS: Foram estudadas cepas de E.coli isoladas de surtos e casos esporádicos de diarreia no período compreendido entre Janeiro de 2010 e Maio de 2012. Estas foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz pelos Laboratórios Estaduais de Saúde Pública (LACENS) e Laboratórios Regionais do IAL para caracterização. As amostras foram submetidas a ensaios de PCR multiplex para pesquisa de genes que definem as categorias diarreiogênicas de E.coli, incluindo o gene aatA, especifico de EAEC. Amostras aatA positivas, tiveram seus sorotipos O:H determinados através de metodologia padrão e foram submetidas a novos ensaios de PCR para pesquisa de outros marcadores de virulência relacionados à produção de fimbrias, toxinas e proteínas autotransportadoras, específicos ou não para o patotipo EAEC. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Do total de amostras de E.coli estudadas no período acima mencionado, 40 apresentaram os genes aatA e aggR, sendo portanto classificadas como EAEC típicas. Além destes genes observou-se também a presença de genes como astA, shf, pic, irp e aap, e genes relacionados às fimbrias de adesão agregativa (AAF). Com relação à caracterização antigênica das amostras foram encontrados sorotipos diversos e uma amostra pertenceu ao sorotipo O104:H4. Considerando a crescente importância atribuída as EAEC no contexto das infecções causadas por E.coli diarreiogênicas e em função da quantidade limitada de dados sobre as características específicas destas bactérias, os resultados deste estudo contribuirão para avanços na compreensão da epidemiologia destes patógenos em nosso meio.


Palavras-chave:  EAEC, Sorotipos, Marcadores de virulência