XXI ALAM
Resumo:1802-1


Poster (Painel)
1802-1VÍRUS: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE FEIRA DE SANTANA - BA DIANTE DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM.
Autores:Juliana Furtado Ribeiro Santos (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Jaqueline dos Santos Cardoso (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo

O estudo dos vírus tem grande importância, devido aos problemas que podem causar tanto na área agrícola, como médica. Isso porque eles são obrigatoriamente parasitas intracelulares, causadores de doenças diversas em animais (incluindo a espécie humana) e plantas. Os vírus podem causar em humanos algumas doenças importantes pela sua letalidade e potencial de infecção, como Aids, Hepatite e Gripe H1N1. Por isso, é um dos temas trabalhados na Educação Básica, sobretudo no 2° ano do Ensino Médio. Neste contexto, identificar a percepção dos estudantes sobre a temática faz-se necessário para auxiliar na construção efetiva do seu conhecimento e na educação preventiva de algumas dessas infecções. Diante disso, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a percepção dos estudantes, de uma escola da zona rural do município de Feira de Santana – BA, sobre vírus, além de avaliar novas metodologias de aprendizagem deste assunto. Para isso foi realizada uma coleta inicial de dados, com questionário semi estruturado, aplicado com 21 alunos do 2º ano do ensino médio. Com a análise dos resultados obtidos foram elaboradas aulas expositivas mais dinâmicas, apresentação de trabalhos em grupo e seminários. Posteriormente foram aplicados questionários semi estruturado com os mesmos estudantes para avaliar a metodologia utilizada. A análise dos dados revelou que a maioria dos estudantes possui informações esparsas ou errôneas em relação aos vírus como: “já ouvi falar sobre eles”, “são causadores de doenças”, “possuem uma célula procarionte”, “são bactérias”; mas desconhecia informações mais precisas sobre sua estrutura acelular, ciclo de vida e doenças causadas pelos vírus. Após utilizar as estratégias de ensino-aprendizagem supracitadas, o nível de conhecimento dos alunos sobre a temática em questão melhorou em torno de 65%, podendo-se identificar a compreensão da constituição, classificação, bem como discussões sobre a possibilidade dos vírus serem seres vivos ou não. Os resultados demonstraram que é preciso que a escola trabalhe mais sistematicamente questões relacionadas à microbiologia nas aulas de biologia, utilizando metodologias motivadoras.


Palavras-chave:  Vírus, percepções, aprendizagem