XXI ALAM
Resumo:1797-1


Prêmio
1797-1ANÁLISE POR TOMOGRAFIA ELETRÔNICA DE UM NOVO PROCESSO VESICULAR NA MEMBRANA PLASMÁTICA DE Saccharomyces cerevisiae.
Autores:Danyele Silva Almeida de Souza (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Rômulo Thomé Albertim Oliveira (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Anderson Jack Franzen (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Kildare Rocha de Miranda (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste)

Resumo

INTRODUÇÃO: Saccharomyces cerevisiae é uma levedura que apesar de sua vasta utilização no campo científico, aspectos de sua biologia celular ainda precisam de melhores entendimentos. O processo vesicular em sua biogênese e transportes são alvos de estudos. A exocitose visa à liberação de substâncias através de vesículas citoplasmáticas. Porém uma nova forma de exocitose foi avaliada por tomografia eletrônica. Este processo não convencional de exocitose das vesículas geradas pela invaginação da membrana plasmática revela que estas espécies secretam uma boa parte de seu conteúdo citoplasmático para o meio extracelular. Estes processos podem estar envolvidos na homeostasia celular ou no processo de defesa. MATERIAIS E MÉTODO: As células foram cultivadas em meio de cultura Sabouraud Dextrose Broth. O material foi lavado e fixado por congelamento por alta pressão, transferido para o aparelho de substituição a frio, pós-fixadas em OsO4 2%, desidratadas em acetona, incluídas em Epon e polimerizada. Os blocos foram cortados no ultramicrótomo Laica em cortes ultrafinos seriados, recolhidos em grade de cobre do tipo fenda e contrastado em acetato de uranila e Citrato de Chumbo. Ouro coloidal, marcador fiduciário de alinhamento para a tomografia, de 10 nm foi adicionado durante 5 minutos. As células foram analisadas no Micorscópio Eletrônico de Trasmissão FEI Tecnai Spirit 200kV. O alinhamento para a tomografia foi realizado no Etomo e o processamento e modelagem das amostras alinhadas no pacote de programas freeware de reconstrução da IMOD. RESULTADOS: A partir da montagem de um modelo tridimensional por tomografia eletrônica da S. cerevisiae observamos as invaginações em toda membrana plasmática que formam vesículas que são liberadas para o meio externo. Diferentemente da exocitose tradicional, na qual envia vesículas citoplasmáticas à membrana plasmática. CONCLUSÃO: Em S. cerevisiae descrevemos uma nova forma de liberação do conteúdo citoplasmático, através de um processo semelhante a uma macropinocitose invertida. Este processo demonstrou a formação de 27 vesículas.


Palavras-chave:  Exocitose, Modelo Tridimensional, Saccharomyces cereviseae, Tomografia, Vesícula