XXI ALAM
Resumo:1784-1


Poster (Painel)
1784-1ATIVIDADE CELULOLÍTICA DE BACTÉRIAS ISOLADAS A PARTIR DO TRATO GASTROINTESTINAL DE HIPOPÓTAMO DA FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO
Autores:Geomárcia Feitosa da Cruz Ramos (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Leonardo André Santos (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Larissa Zezzo (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Juliana Borges (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Déborah Tesser (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Tatiana Satiko (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; André Luis Alencar Silva (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Thamires Sá de Oliveira (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; João Batista Cruz (FPZSP - FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO) ; Rafael Costa Santos Rocha (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Patricia Locosque Ramos (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Suzan Pantaroto de Vasconcellos (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO / UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO)

Resumo

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP) possui um acervo de aproxidamente 3.200 animais, incluindo diferentes espécies do mundo inteiro. Considerando os inúmeros exemplares de animais presentes na FPZSP, destacam-se os mamíferos herbívoros, nos quais os hipopótamos são enquadrados. Herbívoros possuem uma microflora nativa capaz de digerir materiais lignocelulósicos em seus estômagos e intestinos através da secreção de enzimas essenciais promovendo processos fermentativos de grande eficiência. Neste sentido, celulases provindas diretamente de organismos presentes no aparelho digestivo de animais herbívoros de grande porte, tal como um hipopótamo, pode constituir importante fonte de novos biocatalistas capazes de emprego em reações visando a quebra de materiais lignocelulósicos, tais como bagaço de cana, para a produção de etanol de segunda-geração. O presente estudo encontra-se inserido em um convênio UNIFESP – FPZSP para a bioprospecção de microrganismos advindos do parque, seu acervo e processos. Dentro desse contexto, em agosto de 2011, foi realizada a eutanásia de um hipopótamo fêmea de 54 anos, sendo que amostras do seu trato gastrointestinal, bem como da cela de compostagem dos restos do animal foram disponibilizados ao nosso grupo de pesquisas. Assim, foram realizados plaqueamentos em diferentes meios de cultura: ACA;NA;PCA;GYA;GPY;TSA; e ISP2, acrescidos do antifúngico ciclohexamida (50 uL/L). Os meios foram incubados a 30 oC, durante 24 a 72 h. Até o presente momento, foram isoladas 97 bactérias, as quais foram avaliadas quanto à atividade celulolítica em ágar CMC (carboximetilcelulose). A presença da atividade enzimática foi detectada a partir da revelação de halos de hidrólise da CMC, pela aplicação do corante Vermelho Congo. Foram obtidas 61 culturas positivas, as quais encontram-se em investigação para a quantificação da atividade celulolítica. Paralelamente, às triagens para a investigação do potencial enzimático das linhagens, encontram-se em andamento, análises moleculares baseadas na amplificação do gene RNA ribossomal 16S, de forma a caracterizar a microbiota advinda das amostras coletadas a partir do hipopótamo. Como perspectivas futuras do presente estudo, espera-se a obtenção de culturas produtoras de celulases que possam ser aplicadas tanto na indústria sucro-alcooleira, quanto na produção de ração animal, onde tais enzimas são incorporadas como forma de aumentar a digestibilidade de fibras insolúveis. Através dos resultados obtidos até o presente momento, pode-se observar o potencial da microbiota em análise como potencial fonte de bactérias celulolíticas de interesse tanto industrial, quanto ambiental.


Palavras-chave:  ZOOLÓGICO, HIPOPÓTAMO, CELULASES, COMPOSTAGEM, BACTÉRIAS