XXI ALAM
Resumo:1780-1


Poster (Painel)
1780-1Ensaio fenotípico de bomba de efluxo em Pseudomonas aeruginosa com perfil de resistência a aminoglicosídeos isoladas de pacientes com Fibrose Cística no sul do Brasil
Autores:Dariane Pereira (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Larissa Lutz (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul / HCPA - Hospital de Clínicas de Porto Alegre) ; Afonso Barth (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul / HCPA - Hospital de Clínicas de Porto Alegre)

Resumo

Introdução: Infecções respiratórias em pacientes com Fibrose Cística (FC) são condições crônicas responsáveis por uma maior taxa de mortalidade associada a esta doença. Apesar da introdução de classes mais recentes de antibióticos, os aminoglicosídeos mantêm um papel importante no manejo da doença pulmonar em FC, uma vez que estes antimicrobianos são indicados no tratamento de exacerbações agudas bem como para o controle das infecções crônicas por P. aeruginosa. P. aeruginosa pode apresentar mecanismos distintos de resistência aos antibióticos aminoglicosídeos tais como a resistência por impermeabilidade de membrana. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência das bombas de efluxo em P. aeruginosa com perfil de resistência aos aminoglicosídeos isolados do trato respiratório de pacientes com FC. Materiais e Métodos: Um total de 20 isolados clínicos de P. aeruginosa (12 resistentes à tobramicina e gentamicina e oito suscetíveis aos aminoglicosídeos) foram selecionados de escarro de pacientes com FC atendidos no Centro de FC do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, de dezembro de 2005 a julho de 2008. Para a detecção fenotípica de bombas de efluxo, utilizou-se a determinação da concentração inibitória mínima (MIC) da gentamicina com e sem Phe-Arg β-naftilamida (PAβN), na concentração de 50 mg/L, como inibidor de bomba Mex mediada. Os valores de MIC foram determinados por microdiluição em caldo de acordo com diretrizes do CLSI e P. aeruginosa ATCC 27853 e PAO1 foram utilizadas como controles de qualidade. Resultados: A adição de PAβN causou uma redução das MIC de gentamicina em sete (58%) isolados resistentes a aminoglicosídeos. Três destes isolados apresentaram um decréscimo de ≥ 8 log2 diluições de MIC para gentamicina quando PAβN foi adicionado e quatro isolados apresentaram um decréscimo de ≥ 2log2 diluições de MIC para gentamicina quando PAβN foi adicionado. Discussão e Conclusão: Redução de ≥ 2log2 diluições de MIC para gentamicina quando PAβN é adicionado é indicativo de hiper-expressão de bombas de efluxo Mex mediadas para aminoglicosídeos, portanto, mais de 50% dos nossos isolados de P. aeruginosa de pacientes com FC resistentes a aminoglicosídeos podem estar apresentando este mecanismo de resistência. Contudo, métodos genotípicos devem ser empregados para confirmar a presença deste mecanismo.


Palavras-chave:  resistência bacteriana, aminoglicosídeos, Pseudomonas aeruginosa, bomba de efluxo