XXI ALAM
Resumo:1770-1


Poster (Painel)
1770-1Caracterização Molecular de Isolados Avícolas de Salmonella sorotipo Minnesota da Cidade de Sidrolândia, Mato Grosso do Sul
Autores:Quézia Moura da Silva Silva (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Fábio Juliano Negrão Negrão (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Alessandra Aparecida Vieira Machado Machado (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ; Kelly Cristina da Silva Brabes Brabes (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Kelly Mari Pires de Oliveira Oliveira (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Lujan Nunes Sanabria Aliatti Aliatti (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Joice Neves Reis Pedreira Pedreira (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Introdução: No estado de Mato Grosso do Sul, a avicultura desempenha um importante papel econômico, e a cidade de Sidrolândia, cuja economia central gira em torno da produção de frangos, é uma das principais cidades produtoras do estado. Contudo, uma das grandes preocupações deste setor é o controle de patógenos, principalmente do gênero Salmonella. Nesse âmbito, a utilização de técnicas moleculares, que permitam o rastreamento dos patógenos dentro da cadeia produtiva tem sido uma importante ferramenta para os programas de prevenção e controle.Materiais e Métodos: Oito isolados de Salmonella sorotipo Minnesota, obtidos de amostras de carne de frango, entre os meses de maio e junho de 2010, na cidade de Sidrolândia foram submetidos à técnica de Eletroforese em Gel de Campo Pulsado (PFGE), para caracterização genotípica. Resultados: A PFGE gerou dois padrões principais – padrão D (quatro isolados) e padrão J (quatro isolados). O padrão D foi subdividido nos perfis de PFGE D1 (três isolados) e D4 (um isolado), e o padrão J, por sua vez, foi subdividido em J1, J2, J3 e J4, com um isolado cada. Os três isolados do perfil D1 foram obtidos no mês de julho, enquanto o isolado do perfil D4 foi obtido no mês de setembro. Já os isolados do padrão J (J1, J2, J3 e J4) foram obtidos nos meses de maio e junho. Discussão: Considerando que os isolados do perfil de PFGE D1 são genotipicamente indistinguíveis e que foram coletados no mesmo período de tempo, pode-se presumir que são cepas de um mesmo surto de curto prazo. Já a cepa do perfil D4 está proximamente relacionada às cepas do surto e, possivelmente, possui uma origem em comum. As cepas do padrão J, apesar de serem isoladas em um período de tempo relativamente próximo, não são cepas relacionadas a um surto, pois não são genotipicamente indistinguíveis. Essas cepas, possivelmente, tiveram uma origem comum e evoluíram distintamente, porém mantendo uma relação genética como cepas proximamente relacionadas.Conclusão: As relações genéticas encontradas entre os isolados evidenciaram a presença de dois grupos principais de Salmonella circulantes na cidade de Sidrolândia. A permanência desses clusters ao longo dos meses de estudo ressalta a necessidade do estabelecimento de um sistema de vigilância que vise o controle desses patógenos, evitando a contaminação humana através do consumo de tais alimentos.


Palavras-chave:  Salmonela, Caracterização Molecular, frango de corte