XXI ALAM
Resumo:1768-1


Poster (Painel)
1768-1Avaliação do perfil de resistência aos antimicrobianos e detecção de genes de beta-lactamases em bacilos Gram-negativos isolados da rede de distribuição e de reservatórios de água no município de São José do Rio Preto-SP.
Autores:Luciângela de Oliveira Pereira (UNESP - 1Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” de) ; Mara Corrêa Lelles Nogueira (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do) ; Juliana Tiemi Takahashi (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do) ; Tiago Casella (UNESP - 1Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” de) ; Fernanda Carina Pires Borghi (SEMAE - Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do R) ; Cláudia Regina Rodrigues (SEMAE - Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do R)

Resumo

Bactérias resistentes aos antimicrobianos causam infecções que demandam maiores períodos de internação, aumentam as taxas de mortalidade e os custos da assistência à saúde, sendo um importante problema de saúde pública. Para a prevenção e controle da resistência, a detecção de bactérias resistentes no ambiente tem ganhado importância, e neste contexto, o ambiente aquático tem recebido atenção por ser um importante reservatório de genes de resistência, destacando-se as beta-lactamases de espectro estendido (ESBLs) que são a maior causa de falha terapêutica com cefalosporinas, os principais antimicrobianos para o tratamento de infecções graves por Gram-negativos. Este estudo teve como objetivos investigar na rede de tratamento e distribuição municipal de São José do Rio Preto-SP, a presença de bactérias Gram-negativas resistentes a cefalosporinas e carreadoras de genes das principais ESBLs (TEM, SHV e CTX-M). O total de 67 amostras de água foi coletado entre julho a outubro de 2011. Estas foram submetidas à filtração em membrana utilizando para o isolamento bacteriano o Ágar Endo, diferencial para Enterobacteriaceae e outros Gram-negativos. Os testes de suscetibilidade aos antimicrobianos foram realizados de acordo com o CLSI. PCR com primers específicos foram conduzidos para a detecção dos genes blaSHV, blaTEM e blaCTX-M. Entre as Gram negativas isoladas, 9 apresentaram resistência à cefotaxima, 4 a ceftriaxona, 15 ao ceftiofur e uma a ceftazidima. Treze apresentaram resistência à amoxicilina/ácido clavulânico, 6 à ampicilina/sulbactam e 3 a piperacilina/tazobactam. A resistência ao ertapenem foi observada em 5 isolados e ao imipenem em 4 isolados. Um isolado apresentou resistência à gentamicina e um a amicacina. Cinco isolados apresentaram resistência ao ácido nalidíxico, sendo que um apresentou também resistência a moxifloxacina e a enrofloxacina. Entre os 22 isolados resistentes às cefalosporinas de terceira geração, 40,90% apresentaram o gene blaSHV-like e 9,09% apresentaram o gene blaTEM-like. Bactérias resistentes a antimicrobianos presentes em águas para o consumo humano podem transmitir genes de resistência para bactérias da microbiota intestinal e do ecossistema aquático. A evolução deste estudo poderá gerar informações úteis no planejamento de estratégias para o controle da presença de bactérias resistentes na água destinada ao consumo humano.


Palavras-chave:  Gram-negativos, beta-lactamases, água