XXI ALAM
Resumo:1756-1


Poster (Painel)
1756-1Efeito do ácido ferúlico na produção de etanol por Pichia stipitis em meio contendo glicose e xilose como fontes de carbono
Autores:Isabela Alves de Melo Zeferino (EEL - USP - Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo) ; Inês Conceição Roberto (EEL - USP - Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo)

Resumo

A utilização das principais frações orgânicas açucaradas de materiais lignocelulósicos (celulose e hemicelulose) tem sido amplamente estudada para bioprodução de etanol. Durante o processo de hidrólise da hemicelulose, além dos açúcares (principalmente xilose) várias substâncias aromáticas potencialmente inibitórias ao metabolismo microbiano são também solubilizadas nos hidrolisados. Um destes compostos é o ácido ferúlico, componente estrutural da matriz hemicelulose/lignina. As concentrações destas substâncias nos hidrolisados dependem do tipo e da severidade do tratamento empregado. Dentro deste contexto, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do ácido ferúlico sobre a produção de etanol pela levedura Pichia stipitis em meio semissintético contendo xilose (50 g/L) e glicose (8 g/L) como fontes de carbono. Os ensaios foram realizados em frascos erlenmeyer de 125 mL contendo 50 mL de meio de fermentação contendo concentrações de ácido ferúlico variando entre 100 e 800mg/L. Os frascos foram inoculados com 1g/L de células, mantidos a 30°C, 200 rpm durante 30 h. Os resultados mostraram que o crescimento celular de P. stipitis decresceu em todas as concentrações de ácido ferúlico testadas, apresentando uma queda superior a 50% em concentrações de 567 e 892 mg/L. Nestas maiores concentrações, o consumo de xilose foi incompleto (residual aproximado de 15 g/L) e a produção de etanol foi reduzida em 35% em relação ao controle, o qual atingiu 20 g/L após 24 h. O ácido ferúlico foi parcialmente assimilado pela levedura durante a fermentação e não foram detectados produtos do seu metabolismo. Com base nos resultados deste trabalho, conclui-se que o ácido ferúlico tem impacto negativo sobre o crescimento de P. stipitis em toda a faixa de concentração testada, enquanto que a produção de etanol foi apenas afetada em concentrações a partir de 567 mg/L.


Palavras-chave:  Ácido ferúlico, Xilose, Etanol, Pichia stipitis