XXI ALAM
Resumo:1752-1


Poster (Painel)
1752-1Perfil de Sensibilidade/Resistência de Isolados Clínicos de Staphylococcus aureus MRSA multirresistente provenientes do Hospital das Clinicas- UFPE
Autores:Ricardo Henrique Acre de Castro (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Felipe Neves Coutinho (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Ana Carolina Oliveira da Silva (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Elidiane Fonseca de Santana (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Ingrid Suely Melo de Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Danilo Cândido Araújo Batista (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Antonio Marcos Saraiva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Os estafilococos, em especial Staphylococcus aureus são isolados de pele e mucosas de humanos e animais, que podem se tornar patogênicos na presença de fatores pré-disponentes como no uso de sondas, imunossupressão, antibioticoterapia prolongada, Diabetes mellitus, uso de corticóides, entre outros. S. aureus resistentes à meticilina (MRSA) são responsáveis por infecções nosocomiais e comunitárias de difícil tratamento, sendo essa resistência produzida pela modificação de uma proteína que se liga às penicilinas (PBP), a PBP2a codificada pelo gene mecA. O aumento da freqüência de MRSA, o aparecimento de cepas resistentes à Vancomicina e os elevados índices de morbidade e mortalidade, tornam esse microrganismo um grave problema de saúde pública, tornando indispensável a adoção de medidas de controle em ambientes hospitalares. Para o estudo em questão, foram coletados 29 isolados clínicos únicos de diversas origens de agosto de 2011 a julho de 2012, provenientes do Hospital das Clínicas – UFPE. Os isolados foram semeados em meios específicos e de identificados. Posterior à confirmação das espécies pelos testes seletivos, foram feitas reservas das cepas em Agar Tripticase soja, e as culturas incubadas a 37oC por 18 horas, convenientemente seladas, lacradas e então armazenadas. Os ensaios foram feitos com cultura de 18 horas a 37oC. As suspensões bacterianas (108 UFC.mL-1, ajustadas pela escala 0,5 de Mc Farland) foram semeadas de forma homogênea com auxilio de “Swab” estéril na superfície do meio de cultura em placas de Petri com Agar Mueller Hinton (AMH) e em seguida dispostos os discos de antibióticos. Os antimicrobianos utilizados foram: (Oxa, 1 µg), (Eri, 15 µg), (Tet, 30 µg), (Van, 30 µg), (Cip, 5 µg), (Gen, 10 µg), (Szt, 25 µg), (Pen, 10 UI) e (CFO, 30 µg). As placas foram incubadas à 35oC por 18 horas e lidos os respectivos halos de inibição. Outro teste realizado foi a Concentração Mínima Inibitória (CMI)pelo método de diluição em Agar. A partir das culturas crescidas em placas de AMH incubadas a 37oC por 18 horas, foram repicadas de 2 a 3 colônias em tubos contendo solução de NaCl a 0,85% (p/v) e ajustadas à turbidez com a escala 0,5 de Mc Farland. As culturas foram assim inoculadas com um multiinoculador de Steers sobre as superfícies de placas de AMH contendo concentrações crescentes de Oxacilina (0,06 a 32 µg/ml) e NaCl a 0,85%. As placas foram levadas à incubação a 35oC por 24 horas e posteriormente realizadas as leituras. As 29 cepas em estudo foram sensíveis à Vancomicina. Sendo 12 cepas de S. aureus MRSA. O caráter de sensibilidade/resistência dos isolados clínicos de S. aureus, determinado pelo estudo de antibiograma e pelo CMI de Oxacilina.


Palavras-chave:  Antibióticos, Resistência, Staphylococcus aureus