XXI ALAM
Resumo:1747-3


Prêmio
1747-3Contribuições para a educação sanitária de alunos do ensino médio de uma escola estadual em Cuiabá, MT.
Autores:Anália Araujo Macêdo (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Patrycia Metelo de Almeida Pessoa (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Jhenifer Stéfani Castilho de Araújo Fernandes (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Cassiano Ricardo Reinehr Corrêa (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Rossean Golin (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Danila Soares Caixeta (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Zoraidy Marques de Lima (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Eduardo Beraldo de Morais (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Cerca de 900 milhões de pessoas não possuem acesso a fontes seguras de água potável e 2 milhões morrem a cada ano no mundo devido a doenças de veiculação hídrica. O número de mortes de crianças menores de cinco anos de idade, que são mais vulneráveis, chegam a 4 mil por dia. Por meio da educação sanitária é possível a construção de conhecimentos vinculados à formação do indivíduo como cidadão atuante na melhoria da sociedade, permitindo a alteração deste quadro. Este trabalho visou contribuir na educação sanitária de alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes, Cuiabá-MT. Para tal, desenvolveram-se palestras com abordagens de temas relacionados à qualidade microbiológica da água e os procedimentos para a aplicação de um método alternativo de desinfecção da água pela radiação solar, conhecido como SODIS. Uma atividade prática foi efetuada ao analisar a qualidade microbiológica da água do refeitório da escola. Foram analisados os coliformes totais e Escherichia coli pelo método do substrato definido Colilert e bactérias heterotróficas e fungos por meio da técnica de espalhamento em superfície em Agar Padrão para Contagem e Agar Sabouraud, respectivamente. Tais procedimentos foram desenvolvidos no Laboratório de Microbiologia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso confirmando a boa qualidade da água. Foi possível abordar os conceitos relacionados aos indicadores microbiológicos de qualidade da água além de informações inerentes à microbiologia como características das colônias microbianas e meios de cultura para cultivo de micro-organismos. Como meio de avaliação das atividades desenvolvidas foi solicitado aos alunos o desenvolvimento de um folder explicativo da técnica SODIS além de responder a um questionário. Como forma de incentivo esta atividade foi analisada juntamente ao professor da disciplina de biologia e atribuído uma nota aos alunos. A partir da análise do questionário pode-se perceber um bom entendimento da técnica apresentada pois 92,7% dos estudantes afirmaram a sua praticidade e segurança quanto a desinfecção da água. Atividades como esta se mostra adequada para contribuir na educação sanitária dos indivíduos participantes uma vez que o seu desenvolvimento no ambiente escolar facilita a formação de cidadãos para atuarem na melhoria da qualidade de vida da população.


Palavras-chave:  Qualidade de água, Coliformes totais, Escherichia coli, Ensino médio, Educação sanitária