XXI ALAM
Resumo:1737-2


Poster (Painel)
1737-2Controle da disseminação da resistência microbiana, por meio da avaliação da expressão de fatores de resistência de isolados clínicos de bactérias gram-negativas veiculadas por insetos em ambiente hospitalar.
Autores:Suerda Patrícia Ferraz de Araújo (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Laiziane Soares Pereira (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Hellen Braga Martins (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Simone Gomes de Sousa (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Maysa Santos Barbosa (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Izadora Rezende (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Suzelle Silva Mafra (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Ewerton Ferraz Andrade (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Verena Macedo Santos (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Guilherme Campos (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Aline Teixeira Amorim (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Eliana Gusmão Oliveira (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Tamara Santos (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Regiane Yatsuda (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Lucas Miranda Marques (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo

A infecção relacionada à assistência à saúde é um grande entrave no que tange a saúde pública e está associada a fatores ambientais, como a presença de insetos. Estes são potenciais carreadores de bacilos gram-negativos, inclusive de cepas multidroga- resistentes. Assim, o presente estudo objetiva colaborar com o controle da disseminação da resistência microbiana, por meio da avaliação da expressão de fatores de resistência dos isolados clínicos de bactérias gram-negativas veiculadas por insetos em ambiente hospitalar, frente aos antimicrobianos e desinfetantes comumente utilizados em dois hospitais públicos de Vitória da Conquista – Bahia. Foram coletadas amostras de 91 insetos, das quais foram isoladas 21 cepas de bacilos gram-negativos, sendo identificadas 12 espécies distintas. Entre as estirpes estudadas, uma apresentou resistência a amicacina (MIC ≥ 64μg/ml), duas a gentamicina (MIC ≥ 16μg/ml) e quatro a ceftazidima (MIC ≥ 16μg/ml). Entretanto, 100% das cepas foram sensíveis a imipenem e piperacilina. Das quatro cepas resistentes a ceftazidima, todas (100%) expressaram, no mínimo, dois genes de resistência ESBL na Reação em Cadeia de Polimerase (PCR). Quanto à eficácia das soluções desinfetantes, 18 cepas foram analisadas, sendo que 94,4% destas se mostraram resistentes ao álcool 70% e ao ácido acético e sensíveis aos outros desinfetantes testados. A indução da produção de citocinas TNF-α, IL-1 e IL-6 foi verificada em todas as amostras testadas, enquanto que a produção de toxina bacteriana hemolisina foi observada em um isolado. Espera-se que os resultados do estudo possam servir de ferramenta norteadora das ações de prevenção e controle dessas infecções pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar, bem como por outros profissionais de saúde, reduzindo a disseminação da resistência microbiana, os gastos hospitalares e os riscos para a saúde da população.


Palavras-chave:  Insetos, Bacilos Gram-negativos, Resistência, Desinfecção