XXI ALAM
Resumo:1719-1


Prêmio
1719-1Micobactérias não tuberculosas (MNT) isoladas em Hospital de referência: Importancia da correlação clínico x microbiológica no tratamento das micobacterioses.
Autores:Danielle Darin Doro (HCFMRP-USP - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de R. Preto) ; Jaqueline Otero Silva (IALRP - Instituto Adolfo Lutz-Ribeirão Preto, SP) ; Érica Chimara (IAL-SP - Instituto Adolfo Lutz-Central, São Paulo) ; Valdes Roberto Bollela (HCFMRP-USP - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de R. Preto)

Resumo

As técnicas laboratoriais de identificação de micobactérias estão cada vez mais sofisticadas, resultando na identificação de um número cada vez maior de micobactérias não tuberculosas (MNT) isoladas do escarro de pacientes com doença pulmonar. Apenas algumas das MNT, isoladas de espécimes respiratórios, são patogênicas para humanos. Durante um periodo de 13 meses, todos os pacientes com uma cultura positiva para micobactérias atendidos em um Hospital universitário foram incluidos no estudo e tiveram seu prontuário revisado. Após a detecção de cultura positiva no equipamento MGIT 960 (Becton Dickinson), foi realizada uma reação em cadeia da polimerase (PCR) que amplifica sequencia IS6110 (123 pares de base) para avaliar a presença de micobactérias do Complexo M. tuberculosis ou não. Em seguida aquelas definidas como MNT foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para identificação da espécie pela técnica de PCR e análise de restrição do fragmento do gene hsp65. Todos os casos de MNT em espécimes respiratórios foram analisados buscando correlacionar a cultura de MNT e a existência de doença pulmonar ativa. Um total de 104 culturas foram positivas para MNT através da PCR, sendo 97 de escarro, 4 lavados bronco-alveolares e 3 lavados gástricos. Em apenas 4 amostras de escarro a baciloscopia também foi positiva. Das amostras em que foi realizada identificação (33) houve predomínio de M. intracellulare (42,4%), M. avium (18,2%) e M. abscessus (12,1%). Do total de pacientes em que houve isolamento de MNT, 38 (36,5%) tinham quadro clínico e radiológico compatíveis com doença ativa causada por MNT. Em 66 pacientes (63,5%), a presença de MNT não foi considerada como relacionada à causa da pneumopatia. Dentre os 38 pacientes com doença causada por MNT, 16(42%) também eram portadores do HIV. No restante do casos, foram observados antecedentes de tuberculose pulmonar tratada, tabagismo e doença pulmonar crônica. O isolamento de MNT em um escarro de pacientes com suspeita de doença pulmonar nem sempre é indicativo de doença ativa, por isso para preencher o critério bacteriológico de doença por MNT é necessário o isolamento em dois ou mais espécimes, sendo a identificação e a correlação com sintomas e imagens fundamentais na decisão clínica sobre essa patologia, que ainda constitui um enorme desafio para o clínico.


Palavras-chave:  Micobacteria não tuberculosa, infecção pulmonar, micobacterioses