XXI ALAM
Resumo:1718-1


Poster (Painel)
1718-1Recuperação de petróleo em meio poroso não consolidado por meio da utilização de biossurfactantes e polímeros produzidos por Bacillus subtilis RI4914
Autores:Péricles Leonardo Fernandes (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Patrícia Bernardes Nobre (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Fernanda Rivelli de Paiva (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Gisely S. Barcelos (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Fábio Sérgio Paulino da Silva (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Marcos Rogério Tótola (UFV - Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de parâmetros ambientais na recuperação de petróleo em sistemas porosos não consolidados por meio da utilização do sobrenadante da cultura do isolado Bacillus subtilis RI4914, caracterizado como produtor de biossurfactante, polímero e outros compostos capazes de promover a mobilização de óleo residual. Inicialmente, foi avaliada a influência dos parâmetros concentração do biossurfactante, pH e concentração salina na capacidade do biossurfactante em reduzir a tensão interfacial óleo-água, assim como em promover a formação de emulsão estável entre o par água-querosene. Foi ainda avaliada a influência das variáveis pH, concentração salina, temperatura, concentração do biossurfactante e presença de polímeros na recuperação de petróleo residual pelo biossurfactante presente no sobrenadante da cultura do isolado B. subtilis RI4914 crescido em meio mineral MM. Os resultados obtidos demonstraram que o biossurfactante é capaz de promover a recuperação do óleo residual em sistemas porosos não consolidados sob as mais diversas condições de salinidade, pH e temperatura. Foi observado que a solução de biossurfactante semi-purificada é capaz de mobilizar até 40% do óleo residual das colunas, porém somente em concentrações elevadas (2 g L-1). Por outro lado, a utilização do sobrenadante da cultura proporcionou uma recuperação de óleo superior à alcançada com a solução do biossurfactante e em uma concentração até dez vezes menor da molécula. Tais resultados indicam a produção de compostos capazes de atuar sinergisticamente com o biossurfactante na redução da tensão interfacial, alcançando valores de até 0,07 mN/m. O biossurfactante demonstrou ser mais efetivo na recuperação do óleo em altas concentrações salinas, o que é considerado a condição ideal, uma vez que os reservatórios normalmente apresentam tais condições. O sobrenadante da cultura contendo polímero foi capaz de recuperar em torno de 88% do petróleo residual presente na coluna, enquanto a mesma solução sem polímero só pôde recuperar aproximadamente 70% do mesmo. Esses resultados mostram que a recuperação avançada de petróleo baseada na utilização de biossurfactantes e polímeros possui um grande potencial para a recuperação do óleo residual contido nos reservatórios, podendo atuar em conjunto ou separadamente aos métodos já existentes.


Palavras-chave:  MEOR, Bacillus subtilis, Biossurfactante, polímero