XXI ALAM
Resumo:1707-1


Poster (Painel)
1707-1Analise citotóxica e histológica da enterotoxina citotóxica termoestável (Ent- ac) produzida por Aeromonas caviae isolado de fezes diarreicas em crianças
Autores:Luciana Oliveira (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Claudia Yano (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Tomomasa Yano (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

Recentemente, descrevemos uma enterotoxina citotoxica (Ent-ac) em Aeromonas caviae isolados de fezes diarréicas de crianças a qual foi denominada enterotoxina-citotóxica (Ent-ac). O objetivo do presente trabalho foi analisar atividade intracelular em células Vero e enterotóxica em camundongos recém nascidos da Ent-ac. Para realização dos ensaios de citotocixidade as células Vero, foram tratadas com a Ent-ac em dois tempos, 12 e 24 horas, e em seguida analisadas através de microscopia eletronica de varredura e ensaio de citoesqueleto. Para a detecção da atividade enterotóxica da Ent-ac foi realizado o ensaio de teste de camundongo recém nascido (teste de Dean). Os fragmentos do tecido intestinal foram submetidos a análise histológica onde foi utilizada a técnica de coloração Hematoxilina-eosina. Nos ensaios de atividade citotoxica realizados através de detecção de alterações no citoesqueleto, núcleo e microscopia de varredura. Observou-se alterações morfológicas e estruturais como a contração do citoesqueleto, condensação da cromatina, perda de fibrilas de colágeno e presença de secreção celular intensa alteração nos filamentos de actina em células Vero após o tratamento com Ent-ac. Corroborando com os dados obtidos no teste de camundongo recém nascidos (CRN), a analise histológica feita com fragmentos retirados dos intestinos, observou-se a destruição e descamação de células epiteliais do tecido intestinal. Com esses dados podemos sugerir que a Ent-ac é uma toxina que age nas células epitéliais do intestino causando alterações morfológicas e estruturais levando a um processo diarreico. Aeromonas caviae produz algumas enterotoxinas como Alt uma enterotoxina citotonica termolabel, Ast uma enterotoxina termoestável e Act uma enterotoxina citotóxica. Os efeitos citotóxicos e enterotoxicos causados pela Ent-ac nos ensaios in vitro e in vivo não apresentou qualquer semelhança com os efeitos causados por essas enterotoxinas.


Palavras-chave:  citotóxica, enterotoxica, Aeromonas caviae, termoestavel, diarreicas