XXI ALAM
Resumo:1702-1


Poster (Painel)
1702-1Análise Microbiológica de Polpas de Taperebá (Spondias lutea L.) produzidas industrialmente no município de Parintins-AM
Autores:Veranilce Alves Muniz (UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / CESP - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS / PAIC - PROGRAMA DE APOIO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA) ; Vanessa Costa Alves Galúcio (UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / CESP - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS / PPGMBT - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia) ; Adketlen Queiroz Pinto (UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / CESP - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS / PAIC - PROGRAMA DE APOIO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA) ; Luiz Carlos Costa de Souza (UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / CESP - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS) ; Alber Sousa Campos (IFAM - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA AMAZONAS) ; Elerson Matos Rocha (UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / CESP - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS / PAIC - PROGRAMA DE APOIO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA) ; Ricardo de Melo Katak (UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / CESP - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS / PAIC - PROGRAMA DE APOIO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA) ; Marcelo Tavares Nunes (UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo

O Brasil é o maior produtor mundial de frutas in natura, porém, por serem perecíveis e propicias ao desenvolvimento de bactérias, bolores e leveduras, grande parte dessas frutas sofre deterioração em poucos dias, tendo sua comercialização dificultada, especialmente a longas distâncias. A produção de polpas de frutas congeladas apresenta-se como uma importante alternativa para o aproveitamento dos frutos, sendo que o comércio de polpas de frutas vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Por outro lado, este crescimento vem alertando várias instituições a respeito da qualidade das polpas de frutas comercializadas. No município de Parintins a comercialização de polpas congeladas tem se expandido, principalmente pela implantação de uma fábrica especializada neste ramo, sendo que 80% dos produtos encontrados nos estabelecimentos são provenientes desta fábrica. Entretanto, é necessário que haja um controle mais rigoroso, sendo de fundamental importância que sejam realizadas analises que testifiquem a manutenção da qualidade da polpa de fruta comercializada e consumida pela população. Neste contexto este trabalho tem como objetivo avaliar as características microbiológicas das polpas de taperebá, produzidas industrialmente pela fábrica “Parintins Polpas”. Foram realizadas análises mensais em um período de três meses, sendo que as amostras de polpas de taperebá congeladas foram adquiridas, em embalagem de polietileno de 500g, da fábrica. Para as análises bacteriológicas, foram retirados 25g das polpas, após degelo em temperatura ambiente, e transferidos assepticamente para erlenmeyer contendo 225 ml de água peptonada estéril (diluição 10–1). A partir dessa diluição, foram feitas as diluições seriadas até 10–3. A determinação do número mais provável de coliformes totais e termotolerantes (E. coli) foi realizada com a retirada de alíquotas de 1 ml de cada diluição para serem inoculadas em três tubos contendo 9 mL de caldo Lauril Sulfato Triptose, com tubo de Duhran invertido. Os tubos foram incubados a 35°C por 48 horas. Para análise de bolores e leveduras, foi utilizado o método de plaqueamento direto em superfície das diluições 10–2, em meio BDA. Alíquotas de 100 μL foram semeadas na superfície do BDA e as placas incubadas a 25ºC por 5 dias. Em todas as análises as amostras revelaram-se negativas para coliformes totais e termotolerantes e para bolores e leveduras, onde houve uma baixa contagem destes microrganismos, demonstrando conformidade com a legislação vigente. Concluiu-se que as três análises realizadas com a polpa de taperebá apresentaram qualidade microbiológica satisfatória, conforme estabelece a instrução Normativa Nº01/2000 Ministério da Agricultura e do Abastecimento.


Palavras-chave:  polpa de fruta, taperebá, Parintins-AM, leveduras, coliformes