XXI ALAM
Resumo:1700-3


Poster (Painel)
1700-3Linguagem teatral e Jogos Pedagógicos em Microbiologia: Técnicas Alternativas à Abordagem da Higiene Oral na Educação Infantil
Autores:Kássia Cristina Gonçalves (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Camila Rocha Cardoso (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Klayton Marcelino de Paula (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Jupyracyara J. C. Barros (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Vania de Avelar Lucas (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão)

Resumo

As diversas superfícies do corpo humano podem ser locus à colonização de diversas células microbianas, comensais ou patogênicas, fato comumente observado na cavidade oral. Esta afirmação alerta para a necessidade da prática efetiva da higiene oral em indivíduos de qualquer faixa etária, principalmente os escolares das séries iniciais. O consumo excessivo de alimento com alto teor de açúcares, frequentemente, evidenciado nesse grupo, pode torná-los susceptíveis à deterioração dos dentes, comprometendo sua qualidade de vida. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi sensibilizar as crianças de uma escola municipal da cidade de Catalão-GO sobre a importância da higiene oral na prevenção de patologias. Essa pesquisa foi aplicada a 19 discentes entre 4 e 5 anos de idade; 10 do gênero feminino e 9 do gênero masculino. O percurso metodológico consistiu, inicialmente da elaboração do mascote “Muti”, o qual simbolizava o Streptococcus mutans e utilizado para mediar a socialização de saberes face a temática abordada. Simultâneo a intervenção do “Muti”, jogos pedagógicos, pranchas para colorir e teatro também foram empregados como prática pedagógica. Foi aplicado um instrumento de coleta de dados para a análise qualitativa textual das concepções dos escolares antes e pós-intervenção pedagógica. Ao término da intervenção foi evidente o aprimoramento do conhecimento dos escolares quanto à higiene oral. Tais atividades colaboraram para a reflexão e a concepção dos escolares em uma atuação mais significativa. As práticas preventivas socializadas propiciaram a transformação do saber teórico em prático, aprimorando a capacidade dos discentes em interpretar de forma simplificada e coerente as ideias explanadas na oficina pedagógica. Este estudo possibilitou uma ação educativa-preventiva, em que os escolares foram aptos em apreender e transmitir os conhecimentos sobre os cuidados básicos necessários à saúde oral.


Palavras-chave:  Higiene oral, Letramento científico, Ludicidade