XXI ALAM
Resumo:1699-1


Poster (Painel)
1699-1SELEÇÃO DE ISOLADOS DE Fusarium lateritium VISANDO O CONTROLE BIOLÓGICO DA COCHONILHA DO CARMIM (Dactylopius opuntiae) EM PALMA FORRAGEIRA (Opuntia ficus-indica).
Autores:Patricia Vieira Tiago (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Lilian Vieira de Medeiros (IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco) ; Luiz Felipe Silva Barbosa (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Rosineide da Silva Lopes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Luciana Gonçalves de Oliveira (IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco) ; Antônio Félix da Costa (IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco) ; Neiva Tinti de Oliveira (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

A palma forrageira, Opuntia ficus-indica (Linnaeus) Miller é utilizada como ração animal nas bacias leiteiras do Nordeste, principalmente nos Estados de Alagoas e Pernambuco, sendo esta a principal fonte alimentar dos animais, principalmente na época seca, devido ao seu conteúdo de água (±90%) e de nutrientes. Cochonilhas do carmim, Dactylopius opuntiae (Cockerell) são responsáveis por danos econômicos aos agricultores e pecuaristas do semi-árido, alcançando cerca de 100% de perdas na produção. O uso de fungos entomopatogênicos vem sendo estudado e empregado como um método eficiente e seguro no controle de insetos-praga visando o baixo impacto ambiental. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito bioinseticida de isolados de Fusarium lateritium Nees contra D. opuntiae. Foram estudados 26 isolados de F. lateritium obtidos de D. opuntiae a partir de amostras de palma forrageira coletadas em vários municípios dos Sertões do Pajeú e do Moxotó e do Agreste Meridional de Pernambuco. Para a avaliação da patogenicidade, foram realizados seis bioensaios separadamente, cada um contendo um número diferente de isolados. Palmas infestadas com fêmeas adultas de D. opuntiae foram pulverizadas com uma suspensão de 1 x 107 conídios/mL de cada isolado. A avaliação da mortalidade foi realizada 12 dias após a inoculação dos fungos e para isso foram delimitadas três áreas de 8 x 8 cm de diâmetro em cada palma, sendo avaliados 50 insetos por área. Para a confirmação do agente causal, os insetos foram desinfestados (álcool 70%, hipoclorito de sódio e água esterilizada) e transferidos para placa de Petri contendo meio Sabouraud + cloranfenicol (0,05%) e mantidos a 28 ± 2ºC. As taxas de mortalidade confirmada de D. opuntiae variaram de 8 a 57%. Entre os 26 isolados estudados, quatro apresentaram taxa de mortalidade igual ou superior a 50%, sendo estes obtidos de insetos coletados nos municípios de Arcoverde, Itapetim, Ibimirim e Sertânia. Estes resultados mostram a importância de se realizar uma fase de seleção em laboratório, pois a variabilidade encontrada entre isolados da mesma espécie de fungo é considerável. Estes quatro isolados deverão ser testados em campo e, portanto, apresentam características promissoras para serem utilizados em um programa de controle biológico de D. opuntiae.


Palavras-chave:  Controle microbiano de insetos, Opuntia ficus-indica, Dactylopius opuntiae, Fusarium lateritium