XXI ALAM
Resumo:1697-3


Poster (Painel)
1697-3ATIVIDADE FUNGICIDA DE EXTRATO BRUTO DA ESPÉCIE AMAZÔNICA Couratari sp (Tauari)CONTRA FUNGOS FITOPATÓGENOS ISOLADOS DA CULTURA DO Capsicum annum. L (PIMENTÃO), DE PEQUENOS PRODUTORES DE PARINTINS/AM.
Autores:Ricardo de Melo Katak (UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / CESP - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS / PAIC - PROGRAMA DE APOIO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA) ; Elerson Matos Rocha (UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / CESP - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS / PAIC - PROGRAMA DE APOIO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA) ; Veranilce Alves Muniz (UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / CESP - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS / PAIC - PROGRAMA DE APOIO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA) ; Paula Mara Rodrigues Valente (UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / CESP - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS / PPGMBT - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA) ; Luiz Carlos Costa de Souza (UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / CESP - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS) ; Adrya da Silva Figueiredo (UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / CESP - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS / PPGMBT - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA) ; Ademir Castro E Silva (UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / CESP - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS)

Resumo

Na tentativa de amenizar o constante ataque de fitopatógenos em suas plantações no município de Parintins/AM, o pequeno produtor acaba utilizando de forma inadequada, fungicidas industriais, colocando em risco o saúde do aplicador. Nesse sentido busca se uma alternativa de biocontrole, utilizando compostos de origem natural como os compostos presentes nas madeiras de plantas. O presente trabalho avaliou a atividade fungicida do extrato bruto da espécie Amazônica Couratari sp contra fungos fitopatógenos isolados da cultura do pimentão Capsicum annum L, de produtores do município de Parintins/AM. Os fitopatógenos foram obtidos a partir das lesões contidas nos frutos, na região de transição entre a parte sadia e a parte doente. Em seguida cultivados em meio BDA para serem utilizados nos bioensaios. A linhagem do fungo, identificado no qual foi realizados os testes, foi do gênero Fusarium sp. A coleta da madeira foi feita, de modo aleatório, no município de Parintins/AM e levadas para o CESP onde seu extrato foi obtidos pelo processo de maceração a frio utilizando etanol como solvente. Posteriormente 1 mg de extratos foi diluídos em etanol nas concentrações 0; 0,00005; 0,0002; 0,0001 e 0,001 mg/mL, e em seguida adicionados em 50 ml de BDA em vidro Erlenrmeyer. Após misturado, o meio foi vertido em placa de petri onde foi inoculado o fitopatógeno. Todo teste foi realizado em triplicata. O crescimento micelial foi avaliado a cada 24 horas durante sete dias através da mensuração do avanço da fronteira micelial das placas testemunhas e fazendo o teste estatístico comparativo ANOVA. O crescimento micelial ocorreu nos meios: controle positivo onde continha 0,001 ml de etanol com BDA, negativo somente com meio BDA e nas concentrações de extrato 0,00005 e 0,0002 não havendo crescimento nos meios acrescidos de extratos nas concentrações restantes. Os resultados observados mostraram que o extrato bruto da madeira Tauarí sp nas concentrações de 0,0001 e 0,001 inibiram em 100% a germinação dos esporos de Fusarium sp. Os compostos presentes no extrato que podem estar contribuindo para a sua ação fungicida serão avaliados posteriormente a partir das concentrações que apresentaram relevância.


Palavras-chave:  fitopatógeno, hortaliças, Tauari, Couratari sp., bioativos