XXI ALAM
Resumo:1695-2


Poster (Painel)
1695-2Caracterização Molecular de Isolados de Salmonella sorotipo Infantis, de Carcaça de Frango Congelada, da Cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul
Autores:Quézia Moura da Silva (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Joice Neves Reis Pedreira (CPQGM - Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz) ; Ana Paula de Oliveira Menezes (CPQGM - Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz) ; Kelly Cristina da Silva Brabes (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Kelly Mari Pires de Oliveira (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Adriana Araújo de Almeida (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Fábio Juliano Negrão (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados)

Resumo

Introdução: A avicultura é uma das principais atividades econômicas desempenhadas no estado de Mato Grosso do Sul e, a cidade de Dourados, a segunda maior cidade do estado, tem contribuído significativamente nesse setor. A qualidade dos produtos fornecidos é essencial para a manutenção e para o bom rendimento da atividade avícola. Deste modo, a prevenção e o controle de patógenos, tais como as salmonelas, devem ser rigorosos. Para tanto, atualmente, já é possível dispor de técnicas moleculares, como a Eletroforese em Gel de Campo Pulsado (PFGE), que permitem correlacionar geneticamente os patógenos dentro da cadeia produtiva. Materiais e Métodos: Dez isolados de Salmonella sorotipo Infantis, obtidos de carcaça de frango congelada, na cidade de Dourados, entre março de 2010 e março de 2011, foram submetidos à técnica de PFGE, para caracterização genotípica, e os padrões produzidos pela PFGE foram comparados pelo software BioNumerics versão 6.6. Resultados: A PFGE gerou dois padrões clonais principais – padrão C (9 isolados) e padrão G (1 isolado). O padrão C, por sua vez, ainda foi subdividido nos perfis de PFGE C1 (5 isolados), C3 (2 isolados) e C4 (2 isolados). Os isolados do perfil C1 foram encontrados nos meses de março, maio, junho e julho de 2010, os do perfil C3 foram encontrados em maio de 2010 e em março de 2011, os do perfil C4 foram encontrados ambos em maio de 2010 e o isolado do perfil G1 também foi encontrado neste mesmo mês. Discussão: A observação de isolados com o mesmo perfil clonal em períodos de tempo distintos demonstra a permanência e a circulação desses clones, ao longo de meses, nessa mesma região geográfica. Os perfis clonais C3 e C4 estão proximamente relacionados entre si e também ao perfil C1, evidenciando a ocorrência de mutações a partir de um ancestral em comum. O perfil G1, não relacionado aos demais perfis, evidencia a variabilidade genética de Salmonella sorotipo Infantis na cidade de Dourados. Conclusão: A circulação de dois padrões clonais distintos durante o período de estudo indica a diversidade genética de Salmonella sorotipo Infantis e o maior índice de isolados pertencentes ao padrão clonal C indica este como o padrão clonal dominante.


Palavras-chave:  Salmonella sorotipo Infantis, Carcaça de Frango Congelada, PFGE