XXI ALAM
Resumo:1693-1


Poster (Painel)
1693-1DIFERENCIAÇÃO MOLECULAR DAS ESPÉCIES DO COMPLEXO Candida parapsilosis ENVOLVIDAS EM INFECÇÕES HEMATOGÊNICAS, PELAS TÉCNICAS DE RAPD E RFLP
Autores:Leticia Bonato Souza (LIM-53 HCFMUSP - Laboratório de Micologia Médica / IMTSP/USP - Instituto de Medicina Tropical de São Paulo) ; João Nóbrega Almeida Junior (DLC-HCFMUSP - Divisão de Laboratório Central / LIM-53 HCFMUSP - Laboratório de Micologia Médica) ; Cleison Ledesma Taira (LIM-53 HCFMUSP - Laboratório de Micologia Médica / IMTSP/USP - Instituto de Medicina Tropical de São Paulo) ; Gilda Maria Barbaro Del Negro (LIM-53 HCFMUSP - Laboratório de Micologia Médica / IMTSP/USP - Instituto de Medicina Tropical de São Paulo)

Resumo

INTRODUÇÃO: Candida parapsilosis é a espécie não-albicans mais isolada em pacientes com candidemia em diversas regiões do mundo, e desde a década de 80 apresenta-se como importante patógeno hospitalar. Recentemente, esta levedura foi classificada como um complexo composto por três espécies: C. parapsilosis stricto sensu , C. orthopsilosis e C. metapsilosis. O estudo e a diferenciação molecular deste complexo são importantes na epidemiologia das infecções nosocomiais, através do monitoramento da distribuição de suas espécies. Neste estudo, comparamos as técnicas de RAPD e RFLP como ferramentas para diferenciar as espécies e traçar o perfil de distribuição do complexo C. parasilopsis nas diversas unidades de internação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). MATERIAIS E MÉTODOS: foram avaliados 65 isolados de C. parapsilopsis mantidos na Divisão de Laboratório Central (DLC) do HCFMUSP, provenientes de hemoculturas de pacientes internados neste complexo hospitalar, no período de 2006 a 2011, que foram identificados pelo sistema VITEK®. Após verificação da pureza dos isolados, foram realizadas as extrações de DNA para as amplificações pelas técnicas de RAPD e RFLP. Nesta última foi amplificada a região SADH, com posterior restrição enzimática. RESULTADOS: dentre os 65 isolados, 45 foram identificados como C. parapsilosis stricto sensu (69%), 18 como C. orthopsilosis (28%), e dois como C. metapsilosis (3%). A técnica de RAPD identificou 95,5% dos isolados, apresentando um perfil de bandas discriminatório entre as três espécies. Apenas dois isolados apresentaram padrão de bandas inconclusivo, mas estes foram identificados como C. orthopsilosis pela técnica de RFLP. Até o momento, foram analisados 50 isolados pela RFLP, cujos resultados foram 100% concordantes com aqueles obtidos pela RAPD. CONCLUSÃO: podemos concluir, até o momento, que o padrão de distribuição das espécies do complexo C. parapsilosis no HCFMUSP parece ser concordante com os dados da literatura, onde C. parapsilosis stricto sensu é a espécie mais prevalente, seguida por C. orthopsilosis e C. metapsilosis, respectivamente. As duas técnicas utilizadas de forma complementar, apresentaram a capacidade de identificar 100% dos isolados, demonstrando serem importantes ferramentas para aplicação em estudos epidemiológicos.


Palavras-chave:  Candida parapsilosis, complexo, diferenciação molecular, RAPD, RFLP