XXI ALAM
Resumo:1680-1


Poster (Painel)
1680-1AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOFILME POR ESTAFILOCOCOS COAGULASE NEGATIVOS (ECN) ISOLADOS DE HEMOCULTURAS DE PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO
Autores:Renata Beatriz Silva (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Felipe Ilelis de Barros Silva (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Luiza Franco Corá (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Patricia Borges Peixoto (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Marcelo Costa Araújo (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Adriana Gonçalves de Oliveira (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Resumo

Estafilococcus Coagulase Negativos (ECN) são freqüentes agentes de infecções de corrente sanguínea, destacando-se a produção de biofilme e a resistência à meticilina&frasloxacilina. Este trabalho teve por objetivo estudar a produção de biofilme pelas espécies de ECN causadoras de infecção hospitalar, isoladas de hemoculturas de pacientes com infecção primária de corrente sanguínea, internados no HC-UFTM e foi aprovado pelo CEP&fraslUFTM sob protocolo no 1670. As amostras foram isoladas no laboratório de Microbiologia do Serviço de Patologia Clínica do HC-UFTM, e identificadas pela coloração de Gram, produção de catalase, ausência de produção de coagulase, suscetibilidade à bacitracina (0,04U), novobiocina (5&mug) e à polimixina (300&mug), descarboxilação da ornitina, produção da urease, prova do PYR, atividade da DNAse, fermentação de carboidratos e produção de acetoína. A determinação da produção de biofilme foi realizada por coloração com cristal violeta de Gram e espectrofotometria (Absorbância a 570nm). Para determinação do perfil de suscetibilidade a antimicrobianos foi realizada disco difusão com 15 antibióticos. As concentrações inibitórias mínimas (CIM) da oxacilina e vancomicina foram realizadas por meio de microdiluição em caldo. Foram coletadas 124 amostras entre maio&frasl2010 a maio&frasl2011, sendo 24,19% (n=30) causadoras de sepse primária. A espécie mais prevalente foi S. epidermidis (70%), seguida por S. hominis (6,66%), S. intermedius (6,66%), S. haemolyticus (6,66%), S. lugdunensis (6,66%) e S. saprophyticus (3,36%). Entre as amostras, 70% (n=21) apresentarem resistência a mais de 6 fármacos, 90% foram resistentes à oxacilina (CIM &ge 0,5 &mug&fraslmL) e 100% sensíveis à vancomicina (CIM &le 8&mug&fraslmL), 100% produziram biofilme, sendo 20% (n=6) fortes produtoras (Abs&ge0,10), 23,33% (n=7) produtoras moderadas (0,1&leAbs&ge0,5) e 56,67% (n=17) fracas produtoras (Abs&le0,05). Relacionando a produção com as CIM para oxacilina e vancomicina e com dados clínicos, houve correlação positiva entre esta produção e as maiores CIM dos dois antimicrobianos e ainda com o aumento da idade e tempo de internação. De acordo com os resultados, S. epidermidis foi a espécie de ECN mais frequente como causadora de sepse primária nos pacientes com infecção de corrente sanguínea internados no HC-UFTM entre maio de 2010 e maio de 2011, demonstrando perfil de produção de biofilme e resistência a oxacilina.


Palavras-chave:  Estafilococos Coagulase Negativos, Biofilme, Sepse Primária