XXI ALAM
Resumo:1673-1


Poster (Painel)
1673-1AVALIAÇÃO DO EFEITO DE FOTOSSENSIBILIZADORES COMERCIAIS EM Scytalidium dimidiatum E Scytalidium hyalinum ISOLADOS DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS.
Autores:Ludmilla Tonani (FCFRP-USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) ; Henrique Dantas de Menezes (FCFRP-USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) ; Maria Emília Nadaletto Bonifácio da Silva (FCFRP-USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) ; Aline Carolina da Costa Lemos (FCFRP-USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) ; Gilberto Úbida Leite Braga (FCFRP-USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) ; Márcia Regina Von Zeska Kress (FCFRP-USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto)

Resumo

S. dimidiatum é um fungo saprofítico e fitopatógeno encontrado no solo e vegetação de clima tropical e subtropical. O hábitat de S. hyalinum ainda é desconhecido e alguns pesquisadores consideram-no uma variante antropofílica hialina do S. dimidiatum. Infecções pelo gênero Scytalidium acometem pacientes imunocomprometidos e imunocompetentes, profundas e superficiais, com especial atenção às dermatomicoses e onicomicoses. Considerando a resistência de fungos oportunistas frente aos antifúngicos comerciais e o crescente uso da terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFA), o objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia da TFA utilizando fotossensibilizadores (FS) comerciais frente a dois isolados clínicos de S. dimidiatum e S. hyalinum. Cepas das espécies de Scytalidium foram isoladas de amostras biológicas e identificadas pela análise macro e micromorfológica clássica em ágar batata (AB) seguida da identificação molecular pelo sequenciamento da região ITS2 do DNA ribossomal. O teste da TFA foi realizado com 1 a 200 µM de Azul de Metileno (MB), Azul de Ortotoluidina (TBO) e Novo Azul de Metileno (NMB) e com 0,5 a 50 µM para um derivado de Azul de Metileno denominado S137. Estes FS foram distribuídos em microplacas de 96 poços com suspensão de artroconídios de S. dimidiatum e S. hyalinum, incubados ao abrigo da luz por 30 minutos e em seguida exposto às doses finais de luz de 10 e 20 J cm -2. Após a incubação com meio de cultura RMPI1640 a 37°C por até 96 horas foi determinada a concentração fungicida mínima (CFM), inoculando uma alíquota da suspensão em AB. O isolado de S. dimidiatum mostrou ser refratário à TFA para os FS, MB e TBO, e mesmo o aumento da dose de luz não modificou significativamente os resultados. NMB e S137 mostraram maior eficiência para inativação de S. dimidiatum. Todos os FS testados mostraram eficiência para inativação de S. hyalinum evidenciando baixos valores de CFM. Assim, com a exceção dos FS, MB e TBO, que demonstraram ser refratárias à TFA em S. dimidiatum, possivelmente justificada pela presença de pigmentação melanina-like, a TFA mostrou-se como boa opção para a inativação de Scytalidium sp.


Palavras-chave:  Fotossensibilização, Scytalidium sp, Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana