XXI ALAM
Resumo:1669-2


Poster (Painel)
1669-2Avaliação de um protocolo modificado para realização do teste de suscetibilidade às drogas de M. tuberculosis a partir de cultura líquida
Autores:Aline Gois Adami (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Juliana Failde Gallo (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Carmen Maria Saraiva Giampaglia (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Lucilaine Ferrazoli (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Rosângela Siqueira Oliveira (IAL - Instituto Adolfo Lutz)

Resumo

O teste de suscetibilidade (TS) de M. tuberculosis (MT) é uma ferramenta recomendada pelo Programa de Controle da Tuberculose (PCT) para avaliar a susceptibilidade do MT frente aos fármacos. O núcleo de tuberculose e micobacterioses do Instituto Adolfo Lutz (NTM-IAL) utiliza o método Bactec MGIT 960 para a realização do TS. Para a execução do TS de cultura em meio de MGIT o método recomendado (MR) pelo fabricante é o seguinte: o 1º dia de positividade é considerado dia 0, entre os dias 1 e 5 a cultura é utilizada para inoculação do TS. Após o 5° dia, a mesma deverá ser submetida a um repique em outro tubo de MGIT. Este estudo teve como objetivo avaliar a necessidade de subcultivo das culturas de MT em meio líquido que ultrapassaram 5 dias de positividade para a realização do TS pelo método Bactec MGIT960. Foram incluídas 94 culturas de MT em meio líquido de MGIT 960 recebidas no NTM-IAL, com mais de 5 dias de positividade. Segundo método MR, os repiques positivos nos dias 1 ou 2 foram utilizados para a inoculação direta nos tubos contendo drogas e repiques positivos nos dias 3, 4 ou 5 foram diluídos (1:5) em solução salina estéril para inoculação nos tubos com drogas e a partir desta diluição fez-se uma diluição 1:100 para inoculação no tubo controle. Em um método modificado (MM) foram usados os isolados originais, em períodos que excederam os 5 dias para a realização do TS. As mesmas diluições anteriormente citadas foram inoculadas nos tubos com drogas (1:5) e controles (1:100). Houve resultados concordantes entre o MM e o MR em 76 culturas (81%), e 18 (19%) foram discordantes. Os resultados discordantes foram submetidos ao método das proporções (MP) para confirmação. Dos resultados obtidos no MP, 9 (50%) concordaram com o MM e 7 (39%) concordaram com o MR e 2 (11%) não apresentaram concordância entre os 3 métodos. A sensibilidade e a especificidade do MP X MM foram respectivamente: estreptomicina, 100% e 66.7%; isoniazida 100% e 100%, rifampicina 100% e 66,7% e etambutol 63,6% e 100%. A sensibilidade e a especificidade do MP X MR foram respectivamente: estreptomicina, 85,7% e 40%; isoniazida 100% e 80%; rifampicina 100% e 66,7% e etambutol 100% e 100%. A media de tempo de liberação dos resultados do MR foi de 21 dias e do MM de 8 dias. Estes dados demonstram que o MM gerou resultados conclusivos e confiáveis com tempo menor quando comparado ao MR.


Palavras-chave:  Mycobacterium tuberculosis, Bactec MGIT960, Método das proporções, Teste de suscetibilidade