XXI ALAM
Resumo:1668-1


Poster (Painel)
1668-1DOSE ÚNICA DE EXTRATO BRUTO DE Fusarium oxysporum E DE UMA FRAÇÃO ISOLADA INDUZ RESPOSTA INFLAMATÓRIA EM RATOS WISTAR SADIOS
Autores:Kátia Cristina Sibin de Melo (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Vanessa Beatriz Bressianini Sgorla (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Mariana Cristina Vicente Umada Zapater (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Tiago Honório Dutra da Silva (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Elaine Sciuniti Benites Mansano (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Terezinha Inez Estivalet Svidzinski (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Luzmarina Hernandes (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Resumo

Os membros do gênero Fusarium são patógenos emergentes devido ao crescente número de casos graves com alta taxa de morbidade e mortalidade. A infecção causada pelo gênero apresenta comprometimento do sistema tegumentar, com ocorrência de pápulas eritematosas e nódulos com necrose central associadas com dor. Este trabalho tem por objetivo avaliar o efeito da única aplicação intradérmica de um extrato metabólico bruto de Fusarium oxysporum e de uma fração isolada do extrato bruto na pele de ratos Wistar. O extrato foi obtido a partir de cultivo do fungo em meio Czapek-Dox esterilizado por filtração e por adição de timerosal, e a fração isolada por eletroforese. Foi injetado 50µL (0,5 mg/mL) por via intradérmica na pele dos ratos, que foram sacrificados 3, 6, 12 e 24hs após a inoculação. Amostras de pele foram coletadas e fixadas para inclusão em parafina e coradas com H&E para o estudo histopatológico. As lâminas foram analisadas em microscópio Olympus BX41. Em 3hs observou-se leve inflamação na epiderme com extrato bruto, já com a fração tem-se leve infiltrado na derme e subcutâneo, e descolamento da epiderme. Observamos em 6hs em ambos os grupos inflamação moderada na derme e subcutâneo, com predomínio de neutrófilos e linfócitos, alterações hidrópicas na epiderme, presença de vasos hiperêmicos e elementos do tecido conjuntivo mais espaçado. Em 12hs extrato bruto, as amostras apresentaram inflamação leve no subcutâneo, com infiltrado composto de polimorfonucleares e monocucleares, edema menos intenso no tecido subcutâneo e leve descolamento da epiderme. Já no grupo fração a inflamação foi classificada como severa, com intenso infiltrado inflamatório difuso, rico em polimorfonucleare e monocucleares, alteração hidrópica e intenso descolamento de epiderme, presença de células em processo apoptótico na derme reticular e migração de neutrófilos ao longo das camadas da pele. Observamos no grupo extrato e fração 24hs descolamento de epiderme e infiltrado leve com predomínio de neutrófilo na derme e subcutâneo. Em todos os tempos os grupos controle não apresentaram nenhuma alteração aparente. Concluímos que uma única aplicação intradérmica do extrato de F. oxysporum e de uma fração isolada do extrato bruto induz alterações histopatológicas na pele, provavelmente como resultado da presença de metabólitos de ação tóxica, diferindo somente no período de 12 horas.


Palavras-chave:  Fusarium oxysporum, Análise Histopatológica, Pele