XXI ALAM
Resumo:1667-2


Poster (Painel)
1667-2Caracterização da resistência a antimicrobianos em Pseudomonas sp. isoladas de amostras de água de uma represa localizada em área agrícola, Mato Grosso, Brasil.
Autores:Anna Carolinna Albino Santos (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Carolina Hortêncio Malheiros (UFMT/PPGRH - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Edna Lopes Hardoim (UFMT/PPGRH - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Zoraidy Marques de Lima (UFMT/DESA/PPGRH - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Eduardo Beraldo de Morais (UFMT/DESA/PPGRH - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Rossean Golim (UFMT/DESA - Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Estudos que avaliam a resistência aos antimicrobianos em ecossistemas naturais são importantes para identificar possível contaminação em solos e na água por meio da lixiviação e do escoamento superficial. O desenvolvimento de cepas resistentes aos antibióticos se dá por mutação genética natural ou induzida e desenvolvem diversos mecanismos de inibição da atividade antimicrobiana como a Pseudomonas aeruginosa que apresenta resistência a uma variedade de agentes microbianos.Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar isolados de Pseudomonas sp. provenientes de amostras de água de uma represa localizada em área agrícola no Município de Campo Verde, Mato Grosso, Brasil quanto ao perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos. As amostras de água foram coletadas na coluna d’água em três pontos amostrais, e as Pseudomonas sp. cultiváveis isoladas foram submetidas ao teste susceptibilidade pelo Método de Difusão em Disco, utilizando 14 tipos de antibióticos. Os resultados foram comparados com a tabela padrão de interpretação do diâmetro da zona (halo) de inibição e avaliados com auxílio do software Bionumerics. As maiores percentagens de isolados resistentes foram detectadas nos antimicrobianos Imipenem (84%) e Meropenem (80 %) em relação à Amicacina que apresentou poucos isolados resistentes (23%). Das 61 cepas isoladas,9,8% obtiveram alta resistência ao Imipem e apenas um isolado(1,6%) foi sensível a todos os antimicrobianos testados. Este estudo revelou diferentes padrões de susceptibilidade das bactérias aos antimicrobianos, ressaltando a possível influência do impacto antrópico em mutações genéticas dos microrganismos. Estudos que avaliem o perfil genotípico dos isolados estão em andamento e irão auxiliar na avaliação de possíveis alterações gênicas nas cepas analisadas.


Palavras-chave:  Resistência bacteriana, Teste susceptibilidade, Zona de inibição, Impacto antrópico