XXI ALAM
Resumo:1658-1


Poster (Painel)
1658-1FUNGOS FITOPATOGÊNICOS DE PALMA FORRAGEIRA (Opuntia ficus-indica Mill.) CULTIVADA EM ÁREA DE CAATINGA, PERNAMBUCO BRASIL
Autores:Aline Gleyce Julião Bomfim (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Karla Torres Lins de Sousa Freire (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Carlos Messias de Mendonça (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Wlisses Henrique Veloso de Carvalho da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Greicilene Maria Rodrigues Albuquerque (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Renan do Nascimento Barbosa (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Jadson Diogo Pereira Bezerra (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Débora Maria Massa Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Cristina Maria de Souza-motta (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Laura Mesquita Paiva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Fungos fitopatogênicos são micro-organismos que causam doenças em plantas por meio de distúrbios no metabolismo celular causado pela secreção de enzimas, toxinas, fitoreguladores e pela absorção de nutrientes da célula para seu próprio crescimento. Alguns fitopatogênicos podem causar também doenças por crescer e se multiplicar no xilema e no floema da planta e, portanto, bloquear o transporte de água e nutrientes desde a raiz até folhas. Doenças em plantas desencadeiam uma série de prejuízos para a agricultura, dentre essas estão às causadas por fungos, que são responsáveis por perdas significativas que refletem na economia. O objetivo deste trabalho foi isolar e identificar fungos fitopatogênicos da palma forrageira Opuntia ficus-indica Mill. (Cactacea) cultivada na Caatinga. As amostras da planta não sadia, foram coletadas no município de Itaíba-PE e levadas ao Laboratório para análise. Em seguida, o material botânico foi selecionado e das regiões infectadas foram cortados fragmentos de cerca de 2cm². Em seguida, os fragmentos foram lavados em álcool 70% por 1 minuto, hipoclorito de sódio 3% por 2 minutos, seguido de três lavagens com água destilada e esterilizada. Após este processo os fragmentos foram transferidos para placas de Petri contendo o meio de cultura Batata-Dextrose-Ágar (BDA), e incubados a 28 ± 2°C por até 15 dias. Trinta e cinco fragmentos foram observados onde, a partir desses, os micro-organismos foram isolados, purificados e transferidos para tubos de ensaio contendo o meio de cultura BDA, totalizando 71 isolados. A identificação foi efetuada através da observação macro e microscópica das características somáticas e reprodutivas e comparadas com literatura específica. Foram identificados oito gêneros, sendo apenas três citados na literatura como fungos potencialmente fitopatogênicos, são eles: Alternaria, Drechslera e Fusarium. Dentre os selecionados a maior ocorrência foi para o gênero Drechslera que obteve cerca de 90% de ocorrência. Os resultados obtidos neste estudo são de grande importância para o conhecimento dos fungos potencialmente fitopatogênicos que tem atacado os cultivos de palma forrageira em regiões do Nordeste e cultivadas em áreas da Caatinga, um bioma único do Brasil.


Palavras-chave:  Cacto, Drechslera, Floresta tropical seca, Micro-organismo fitopatogênico