XXI ALAM
Resumo:1646-2


Poster (Painel)
1646-2Diversidade bacteriana presente em Orégano (Origanum vulgare) comercializado na região metropolitana do Rio de Janeiro/RJ.
Autores:Fernanda Ventura Cruz (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ / BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Luciane Martins Medeiros (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ / BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Adriana Marques Frazão (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Josiane Machado Vieira Mattoso (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Luciane Gomes do Nascimento (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Lygia Maria Paulo da Silva Braga (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Jéssica Yukie dos Reis Nagashima (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Sílvia Ferreira da Silva (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Cristhiane Moura Falavina dos Reis (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos / FIOTEC - Fundação para o Desenvolv. Científico e Tecnológico em Saúde) ; Iracema M. de Carvalho da Hora (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ)

Resumo

Os condimentos são utilizados na culinária desde os tempos pré-históricos, pois ressaltam sabor e aroma, sem acrescentar qualquer valor nutritivo, em sua maioria. Apresentam também uma ação conservante, sendo bacteriostáticos e bactericidas. O orégano, gênero Origanum, é uma planta que se adapta bem a solos secos e calcários, sendo um dos condimentos mais populares do mundo. Atualmente, são reconhecidas 38 espécies de orégano. Os condimentos desidratados são contaminados por diversos micro-organismos, que interferem na sua qualidade higiênica e na dos produtos onde são introduzidos. As perdas econômicas e o risco à saúde da população por alimentos contaminados é um assunto amplamente discutido. No Brasil, a legislação que dispõe sobre os parâmetros microbiológicos de alimentos (RDC nº 12/2001) preconiza a pesquisa de Salmonella spp e de coliformes termotolerantes para este condimento. Entretanto, há pouca informação sobre os contaminantes que possam estar associados ao orégano, inclusive sobre a viabilidade pós-tratamento industrial. O presente trabalho tem como objetivo o isolamento e a identificação de bactérias heterotróficas que podem estar presentes no orégano comercializado na região metropolitana do Rio de Janeiro, para avaliar a diversidade associada a este produto. Para tal, foram identificadas 57 isolados bacterianos obtidos a partir da análise de 21 amostras de orégano coletadas em diversos supermercados. Os isolados foram submetidos à coloração de Gram, ao teste de KOH a 3% e ao sistema de identificação BBL Crystal (Becton, Dickinson and Co). O gênero Enterococcus foi o mais frequente, com 18 (31,58%) isolados. Seis gêneros distintos foram identificados, sendo dois isolados pertencentes à espécie Escherichia coli, dois isolados pertencentes à espécie Citrobacter freundii e seis isolados pertencentes à espécie Klebsiella pneumoniae. Estas espécies são reconhecidamente patogênicas ao homem, podendo constar como um risco ao consumidor. O conhecimento da diversidade da microbiota associada aos alimentos é uma importante ferramenta na avaliação dos processos produtivos e serve de subsídio para a avaliação do risco associado ao produto, permitindo o fortalecimento das ações de Segurança Alimentar.


Palavras-chave:  orégano, diversidade bacteriana, qualidade