XXI ALAM
Resumo:1643-2


Poster (Painel)
1643-2AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LIPASES POR FERMENTAÇÃO SUBMERSA UTILIZANDO ÓLEO DE TUCUMÃ (ASTROCARYUM ACULEATUM G. MEYER)
Autores:Nayara de Fátima Lazameth Diniz (INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) ; Luciane Fontão de Lima (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Sara Jéssica Teixeira de Andrade (UNINORTE - Centro Universitário do Norte) ; Luciana Aires de Oliveira (UNINORTE - Centro Universitário do Norte) ; João Vicente Braga de Souza (INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)

Resumo

INTRODUÇÃO: A tecnologia enzimática é um dos campos mais promissores dentro das novas tecnologias para síntese de compostos de alto valor agregado, devido ao seu potencial de aplicação como catalisadores em processos industriais. As lípases microbianas estão sendo mais utilizadas por serem diversificadas em propriedades enzimáticas e especificidade do substrato. O tucumã do Amazonas é uma planta oleaginosa, que indica o seu uso como fonte de matéria prima na produção de óleos e consequentemente para a produção de biodiesel. Através da transesterificação enzimática, a produção de biodiesel pode ser uma das possibilidades por lípases microbiana. O objetivo deste projeto foi avaliar a produção de lípases de Aspergillus A2B1, utilizando o óleo de tucumã (A. aculeatum G. Meyer), como indutor na produção da enzima e um delineamento fatorial para a obtenção de maior atividade da lipase. MATERIAIS E MÉTODOS: O microrganismo foi submetido ao bioprocesso de Fermentação Submersa (FS) em frascos Erlenmeyers (125 mL) com 17 variáveis de forma significativa, com ponto central nas variáveis 7, 8 e 12 a produção de lipases no que diz respeito ao meio de cultura em 50 mL, às concentrações do óleo de tucumã, extrato de levedura e o tempo mínimo de 24 e máximo 253,6 horas. Após o período de fermentação, foi feita a extração enzimática para a quantificação da atividade lipásica pelo método titulométrico. DISCUSSÕES DOS RESULTADOS: No bioprocesso, os resultados obtidos utilizando o óleo de tucumã como indutor para a produção de lipase, verificou atividade mínima de 0,21 U/mL e máxima de 0,96 U/mL. De forma geral, os bioprocessos não produziram quantidades significativas de lípases, quando comparamos com resultados presentes na literatura. CONCLUSÃO: Esse experimento demonstra que os resíduos do tucumã, nas condições experimentais, apresentaram atividade lipásica, porém não significativas. Isso poder ser ocorrido devido a um efeito inibidor no meio de cultivo. É necessário realizar novos ensaios de otimização que possam ser conclusivos quanto ao potencial dos resíduos.


Palavras-chave:  lipase, fungos, óleo de tucumã