XXI ALAM
Resumo:1642-2


Poster (Painel)
1642-2Produção de Biossurfactante por Bacillus subtilis UCP 0999 usando caldo de farinha de arroz como substrato agroindustrial
Autores:Leonila Maria Leandro Acioly (UFPE - Universidade Ferderal de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais) ; Fabíola Carolina Gomes Almeida (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais) ; Aline Elesbão Nascimento (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais) ; Leonie Asfora Sarubbo (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais) ; Galba Maria Campos-takaki (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais)

Resumo

Os biossurfactantes são biopolímeros utilizados em vários setores industriais, apresentam-se como moléculas anfipáticas que possuem em sua estrutura grupos hidrofílicos e hidrofóbicos o que lhes conferem uma ampla aplicabilidade, envolvendo: divergência, capacidade espumante, capacidade molhante, solubilização e dispersão de fases. O maior mercado para os biossurfactantes é a indústria de petróleo, tanto para a produção de petróleo ou incorporados em formulações de lubrificantes. Outras aplicações incluem biorremediação e dispersão no derramamento de óleos, remoção e mobilização de resíduos de óleo em tanques de estocagem, e a recuperação melhorada de petróleo Porém, ainda não são economicamente competitivos com os surfactantes sintéticos, devido aos elevados custos de produção, onde o substrato representa 30% dos custos finais. Na busca de fontes alternativas e de baixo custo, no presente trabalho teve como objetivo avaliar uma fonte agroindustrial, farinha de arroz (Oryza sativa), para formulação de meios líquido para produção de biossurfactante por Bacillus subtilis UCP 0999. Os meios foram suplementados com peptona (2g/L), sulfato de amônia e (0,1%) micronutrientes, mantidos sob agitação orbital de 200rpm, à temperatura de 30oC, por 72 h com inóculo de 106 ufc. O biossurfactante produzido no meio contendo farinha de arroz suplementado com peptona, reduziu a tensão superficial da água 72 mN/m para 37,29 mN/m. A suplementação com sulfato de amônio produziu alto índice de emulsificação (100%). No mesmo meio com a adição de micronutrientes foram observados índices de emulsificação de 42,8% com querosene e 36,0% usando óleo diesel, respectivamente. Os resultados obtidos sugerem como melhor condição os meios formulados com farinha de arroz suplementado com peptona, por apresentar menor redução da tensão superficial e alta taxa de emulsificação com sulfato de amônio, possibilitando emprego na remoção de poluentes hidrofóbicos.


Palavras-chave:  Bacillus subtilis, Biossurfactante, Agroindustrial, Farinha de arroz