XXI ALAM
Resumo:1636-2


Poster (Painel)
1636-2Caracterização fenotípica e perfil de resistência aos antimicrobianos de Escherichia coli isoladas de suínos neonatos com suspeita de colibacilose
Autores:Taís Regina Michaelsen (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Xanxerê) ; Alaís Dall Agnol (UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina) ; Alan Eduardo Bazzan (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Xanxerê) ; Eduardo Kohl (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Xanxerê) ; Juceam Appio (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Xanxerê) ; Valeska Casanova (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Xanxerê) ; Lilian Kolling Girardini (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Xanxerê) ; Débora da Cruz Payão Pellegrini (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Xanxerê)

Resumo

O Brasil se destaca como o quarto maior produtor e exportador de carne suína no ranking mundial. Para alcançar estes índices a produção brasileira de suínos tem sofrido várias modificações tecnológicas. No entanto, com esses avanços houve uma maior predisposição dos animais ao estresse, o que propiciou a ocorrência de diversas enfermidades. Dentre estas, destacam-se as doenças entéricas. A colibacilose neonatal é uma importante enfermidade que acomete suínos de até cinco dias de vida, tendo como agente etiológico a bactéria Escherichia coli. O presente estudo teve por objetivo realizar a caracterização fenotípica e avaliar o perfil de resistência de E. coli isoladas do trato intestinal de suínos neonatos, até os cinco dias de idade, com sinais característicos de colibacilose. Foram realizadas coletas em três granjas do município de Seara-SC e região, totalizando 93 amostras. As amostras foram encaminhadas ao laboratório de microbiologia da UNOESC – Campus de Xanxerê, para o processamento e identificação do agente etiológico através de características morfo-tintoriais. Os isolados de E. coli foram submetidos ao teste de suscetibilidade aos antimicrobianos para avaliação do perfil de resistência. Na granja 01, em 38 das 46 amostras coletadas identificou-se E. coli, sendo que estas apresentaram maiores índices de resistência ao Florfenicol (100%), Estreptomicina (92%) e Enrofloxacina (70%). Na granja 02 foram coletadas 44 amostras, das quais, 26 foram positivas para E. coli. Estes isolados apresentaram maior perfil de resistência a Estreptomicina (80%), Florfenicol (64%)e à Colistina (64%). Na granja 03 foram coletadas três amostras, sendo isolado E. coli em todas, e os maiores índices de resistência foram observados para Ciprofloxacina (100%), Enrofloxacina (100%) e à Colistina (67%). Dos 10 antimicrobianos testados (cetftiofur, ciprofloxacina, colistina, enrofloxacina, estreptomicina, florfenicol, gentamicina, lincomicina + espectinomicina, neomicina e norfloxacina), a totalidade dos isolados foi 100% sensível apenas ao ceftiofur. Evidenciando-se o alto padrão de resistência deste agente, ressalta-se a importância da realização do teste de suscetibilidade aos antimicrobianos, devido à utilização destes de forma indiscriminada e à capacidade deste agente em adquirir genes de resistência.


Palavras-chave:  antimicrobianos, Escherichia coli, leitões, resistência