XXI ALAM
Resumo:1632-1


Poster (Painel)
1632-1“Detecção de populações bacterianas nitrificantes em lodo alimentado com efluente salino proveniente de terminal petrolífero”
Autores:Samantha Gonçalves da Fonseca (CPQBA - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Cynthia Canedo da Silva (CPQBA - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Valéria Maia de Oliveira (CPQBA - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

A indústria petroleira, em seus diferentes processos e unidades, é grande consumidora de água. No processo de separação água-óleo que ocorre nos terminais marítimos aquaviários, é gerada água de produção com altas concentrações de amônia. O tratamento biológico tipo lodo ativado é um dos mais utilizados para remoção do nitrogênio. Entretanto, o efluente pode chegar aos tanques de tratamento com altas concentrações salinas, o que compromete remoção de amônia pelo processo de nitrificação. Isto ocorre principalmente quando está em questão o tratamento da água de produção de campos hipersalinos de exploração de petróleo. Assim, é de grande importância que as comunidades bacterianas responsáveis pela remoção de nitrogênio amoniacal em altas concentrações salinas sejam caracterizadas e monitoradas a fim de que continuem realizando o seu papel transformador no ambiente. Metodologia: A caracterização da diversidade bacteriana total presente no lodo de sistemas de tratamento de efluentes salinos foi realizada através da construção de biblioteca de DNA que codifica para o gene de RNAr 16S. Após extração do DNA total da comunidade, produtos de PCR obtidos de diferentes replicatas foram combinados, purificados, ligados em vetor pGEM-T e eletroporados em células ultracompetentes. Cada clone obtido foi sequenciado e submetido à análise filogenética. Resultados: Dos 165 clones, 55,7% foram relacionados ao filo Actinobacteria, 37,5% ao filo Proteobacteria, 3,0% ao filo Bacteroidetes e o restante pertenceu aos filos Deinococcus, Chloroflexi e Firmicutes. Dentre esses se destacaram as espécies nitrificantes e halotolerantes como: Nocardioides pyridinolyticus, Nitriliruptor alcaliphilus, Afifella pfennigii, Nitrococcus mobilis e Erythrobacter sp. Conclusão: Acreditamos que estas espécies tenham um papel importante na remoção de nitrogênio amoniacal deste efluente salino. Estudos posteriores serão realizados para o monitoramento das populações de nitrificantes em altas salinidades, pois apesar da detecção de micro-organismos nitrificantes e halofílicos, há divergências sobre a concentração salina limitante ao processo de nitrificação.


Palavras-chave:  amônia, efluentes salinos, lodo ativado, nitrificação, população bacteriana nirificante