XXI ALAM
Resumo:1630-2


Poster (Painel)
1630-2REUTILIZAÇÃO DA CASCA DE ARROZ COMO CAMA DE FRANGOS APÓS O USO DE FORMALDEÍDO COMO MEIO DE CONTROLE DE MICRORGANISMOS
Autores:Adilson Correa da Silva (ESALQ - USP - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ) ; Jair Oliveira (ESALQ - USP - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ) ; Antonio Augusto Domingos Coelho (ESALQ - USP - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ) ; Vicente Jose Maria Savino (ESALQ - USP - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ)

Resumo

Como subproduto da produção de grãos de arroz e de difícil decomposição quando dispensado na natureza, a palha dos grãos vem sendo usada amplamente na cama de frangos como um retentor da umidade dos dejetos orgânicos por eles excretados. Embora considerado como um produto carcinogênico quando usado puro e sem os cuidados devidos como equipamentos de proteção individual (EPIs), verificou–se neste experimento a eficiência do formaldeído quando diluído em água e aspergido sobre a cama de frangos no controle de fungos e bactérias que possivelmente viessem a ser patogênicos a estas aves. Utilizou–se parte de um galpão onde foram mantidas as aves até a sua comercialização. Após a limpeza do piso com água corrente e escovão aplicou-se a diluição de 200 mL de formaldeído em 18 L de água com uma bomba costal, colocando em seguida a palha de arroz e deixando-se em descanso por 24 horas até a chegada de um lote de 5000 pintainhos. Estes permaneceram nesse ambiente por até 72 horas quando findou-se a sua comercialização. Aplicou-se novamente o formaldeído sobre a cama já utilizada e após 7 dias um novo lote de 5000 mil pintainhos foi nela alojada e mantido também por até 72 horas. Para verificar a população microbiota do material retirou-se uma alíquota da palha ainda sem uso a qual foi analisada através de diluição seriada e plaqueada em dois meios de cultura sólidos: BDA e NA, ambos com 1000µL/mL de inibidores específicos para o crescimento de fungos e bactérias. Foram tomadas novas amostras dessa palha posterior ao uso e aplicação do formaldeído. Através do isolamento e realização da taxonomia apresentaram-se comuns e com maior incidência os táxons do gênero Penicillium e Rhizopus para fungos e Micrococus e Staphilococus para bactérias. Pelos resultados obtidos mostrou-se uma diminuição significativa quanto ao aparecimento da comunidade microbiótica; foi verificada também a possibilidade do reaproveitamento da palha de arroz evitando-se assim o desperdício e o aumento de resíduos no meio ambiente pela difícil degradação da mesma.


Palavras-chave:  REUTILIZAÇAO, CASCA DE ARROZ, CONTROLE DE MICRORGANISMOS, CAMA DE FRANGOS, FORMALDEIDO