XXI ALAM
Resumo:1614-2


Poster (Painel)
1614-2Efeito Probiótico da Bactéria Escherichia coli Nissle 1917 em Modelo Murino de Colite Ulcerativa Induzida por Sulfato de Sódio Dextran (DSS)
Autores:Éricka Lorenna de Sales E Souza (MIC/ ICB/ UFMG - Microbiologia / ICB / Universidade Federal de Minas Gerais) ; Samir de Deus Elian Andrade (MIC/ ICB/ UFMG - Microbiologia / ICB / Universidade Federal de Minas Gerais) ; Laís Mascarenhas Ribeiro de Paula (BIQ/ ICB/ UFMG - Bioquímica / ICB/ Universidade Federal de Minas Gerais) ; Angélica Thomaz Vieira (BIQ/ ICB/ UFMG - Bioquímica / ICB/ Universidade Federal de Minas Gerais) ; Mauro Martins Teixeira (BIQ/ ICB/ UFMG - Bioquímica / ICB/ Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rosa Maria Esteves Arantes (PAG/ ICB/ UFMG - Patologia/ ICB / Universidade Federal de Minas Gerais) ; Jacques Robert Nicoli (MIC/ ICB/ UFMG - Microbiologia / ICB / Universidade Federal de Minas Gerais) ; Flaviano dos Santos Martins (MIC/ ICB/ UFMG - Microbiologia / ICB / Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

As doenças inflamatórias intestinais são processos inflamatórios crônicos que afetam o trato gastrintestinal de indivíduos susceptíveis, havendo a participação de fatores genéticos, ambientais e imunológicos. Uma de suas principais formas, a colite ulcerativa (UC), restringe-se à mucosa colônica e é caracterizada clinicamente por perda de peso, sangramento retal e diarreia. Tais manifestações clínicas apresentam períodos de remissões e recidivas, não existindo cura. A atenção atualmente para o tratamento da UC está voltada para os probióticos, dentre os quais a Escherichia coli Nissle 1917 (EcN) merece grande destaque por apresentar efeitos comparáveis ao da droga de escolha, a mesalazina. Este trabalho objetiva avaliar o efeito probiótico da EcN em modelo murino de colite ulcerativa induzida por DSS. Para isso, utilizamos fêmeas de camundongos BALB/c, com indução de colite (solução de DSS 3,5%) durante 7 dias, sendo divididos em 4 grupos: Controle, Colite (DSS), EcN, EcN+DSS. Para a elaboração de um score clínico, em todos os grupos, avaliou-se a variação do peso, a consistência fecal e a presença de sangue nas fezes. Após o sacrifício dos animais, foram coletadas amostras de fluido intestinal para medida de sIgA, e amostras de cólon para análises histopatológicas e do recrutamento de neutrófilos por meio da enzima MPO. Observou-se melhora significativa no grupo EcN+DSS, em relação ao grupo DSS. Houve um aumento do influxo de neutrófilos no modelo de doença e redução significativa no grupo tratado (EcN+DSS), permitindo sugerir uma atividade imuno-modulatória deste probiótico. Houve também aumento de sIgA no grupo com indução de doença e sem tratamento (DSS) e redução significativamente estatística quando administrado o probiótico (EcN+DSS). Na histopatologia, observou-se que o DSS induziu inflamação aguda no cólon, com alteração da mucosa, presença de edema, infiltrado inflamatório e nódulos linfóides. O grupo tratado com o probiótico (EcN+DSS) demonstrou aumento da produção e secreção de muco, preservação da organização do epitélio intestinal, redução do infiltrado inflamatório e nódulos linfóides. A partir dos resultados preliminares, pode-se concluir que o probiótico EcN apresentou efeito protetor neste modelo de colite ulcerativa.Tendo por base estes resultados, avaliaremos posteriormente os mecanismos de ação pelos quais tais efeitos são mediados.


Palavras-chave:  Colite Ulcerativa, Doenças Inflamatórias Intestinais, Escherichia coli Nissle 1917, Sulfato de Sódio Dextran (DSS)