XXI ALAM
Resumo:1613-1


Poster (Painel)
1613-1Uso da Espectroscopia Raman para caracterização rápida de Leveduras isoladas em água utilizada em um centro de Hemodiálise.
Autores:Lilian Bueno Montanari (UNIMONTE - Centro Universitário Monte Serrat) ; Flávio Garcia Sartori (UNIMONTE - Centro Universitário Monte Serrat / UNIMONTE - Centro Universitário Monte Serrat) ; César Alexandre Mello (UNIFRAN - Universidade de Franca) ; Márcia Souza Carvalho Melhem (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Diórginis Bueno Montrazi Ribeiro (UNIFRAN - Universidade de Franca) ; Regina Helena Pires Gonçalves (UNIFRAN - Universidade de Franca) ; Carlos Henrique Gomes Martins (UNIFRAN - Universidade de Franca)

Resumo

Infecções por leveduras podem ocorrer em pacientes com insuficiência renal crônica, após transplante renal e uso de cateteres intravenosos. As espécies de Candida são consideradas importantes patógenos nosocomiais associada com altas taxas de mortalidade. Sendo componentes da microbiota dos ecossistemas aquáticos naturais, pode ocorrer no sistema de distribuição de água em unidades de hemodiálise, rota de disseminação destes fungos, devido a formação de biofilmes. A espectroscopia Raman aplicada em amostras biológicas complexas, como células e tecidos, reflete na composição total molecular, podendo ser empregada para a rápida identificação destes microrganismos. O objetivo foi empregar um método alternativo rápido e acurado para caracterização de leveduras isoladas de água de um centro de hemodiálise, do interior do Estado de São Paulo, utilizando a espectroscopia Raman, no período de março de 2006 a janeiro de 2008. Foram analisadas 288 amostras de água, obtidas de coletas de doze pontos do sistema de distribuição. Foram isoladas leveduras de 47,2% das amostras; sendo 146 dos isolados identificados por metodologia clássica. Para a caracterização dos isolados, foram utilizadas cepas padrão. Foi realizada, inicialmente, a identificação das leveduras para obtenção do padrão, através da espectroscopia Raman de baixa resolução e posteriormente foram caracterizadas as leveduras isoladas como: Candida parapsilosis (100), Rhodotorula mucilaginosa (23), Candida guilliermondii (17), Rhodotorula glutinis (3) e Trichosporon inkin (3). Os espectros estão presentes na ordem de 1100 a 1600 cm-1, visto que abaixo de 1100 cm-1 e acima de 1600 cm-1 nenhum sinal importante foi detectado. Os resultados mostraram diferentes espectros, característicos de várias espécies de leveduras. Estes espectros foram submetidos à análise multivariada. E por análise de componentes principais (PCA), ocorreu a redução dos grupos espectrais, obtidos das informações mais importantes, possibilitando a observação das diferentes leveduras. Esta técnica de espectroscopia pode fornecer a discriminação adequada de microrganismos, pois considera o nível de variedades e proporciona aos clínicos o direcionamento no tratamento empírico de determinadas infecções, o que resulta num impacto sobre a taxa de morbidade, mortalidade e tempo de hospitalização. Contudo a perspectiva de utilização da espectroscopia Raman de baixa resolução é extremamente atraente dadas suas vantagens sobre o método de rotina para identificação, pois apresenta simplicidade experimental nos métodos envolvidos, alta sensibilidade de detecção para quantidades pequenas de biomassa, pouca manipulação das amostras, análise direta, acurada e, principalmente, possibilidade de identificar e quantificar leveduras de modo rápido.


Palavras-chave:  Leveduras., Espectroscopia Raman., Água., Método diagnóstico., Hemodiálise.