XXI ALAM
Resumo:1609-1


Poster (Painel)
1609-1IMPORTÂNCIA DO ANTÍGENO GALACTOMANANA PARA DIAGNÓSTICO DE ASPERGILOSE PULMONAR SEMI-INVASIVA EM PACIENTES NÃO NEUTROPÊNICOS
Autores:Oliane Maria Correia Magalhães (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Ildnay de Souza Lima Brandão (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Adriana Patrícia Medeiros de Souza (CPQAM - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães) ; Ana Maria do Nascimento Costa (HGOF - Hospital Geral Otávio de Freitas) ; Maria Rosângela Cunha Duarte Coêlho (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Jefferson Luis de Almeida Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Cristina Maria de Souza Motta (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Aspergilose pulmonar é responsável por altas taxas de morbidade e mortalidade, acometendo, em sua maioria, pacientes imunossuprimidos, sendo fundamental a associação de métodos distintos para estabelecer o diagnóstico, principalmente, em pacientes não neutropênicos e incapacitados de submeterem-se à realização de biópsia, levando em conta que a maioria dos estudos com galactomanana (GM) são realizados em pacientes neutropênicos. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a importância da utilização da pesquisa de GM no soro de pacientes não neutropênicos para estabelecimento de diagnóstico de aspergilose. De cinco pacientes, quatro do sexo masculino e um do sexo feminino e faixa etária variando de 49 a 60 anos de idade, foram analisadas amostras clínicas de esputo e lavado broncoalveolar (LBA) por meio de microscopia e cultura para identificação do agente etiológico; amostras de soro foram coletadas para detecção de antígeno GM utilizando o kit comercial Platelia® Aspergillus (BIO-RAD), adotando o cut off de 0,5; e para pesquisa de anticorpos anti-Aspergillus, pela técnica de Imunodifusão Dupla. A partir de critérios clínicos, radiológicos e laboratoriais, foram diagnosticados quatro casos de aspergilose semi-invasiva e um de aspergiloma. Em 60% (três) dos casos, o exame direto foi compatível com infecção, entretanto, em dois casos não foram verificadas estruturas fúngicas; e em 80% (quatro) dos casos o agente etiológico foi isolado, sendo identificado três isolados de Aspergillus fumigatus e um de A. flavus; nas amostras de um dos pacientes não foi possível a observação de estruturas fúngicas e isolamento do agente. Em 60% (três) dos pacientes foram detectados anticorpos anti-Aspergillus, com títulos de até 1:4, enquanto que a GM foi detectada no soro de todos os pacientes, com densidade óptica de 0,89 a 0,96. A. fumigatus permanece como principal agente etiológico desta micose. Tendo em vista que em diversos casos, os métodos diagnósticos tradicionais como exame direto e cultura podem falhar, torna-se indispensável a associação de vários métodos diagnósticos rápidos e eficientes, destacando-se a sorologia, principalmente a pesquisa do antígeno GM, como procedimento imprescindível para o diagnóstico de aspergilose pulmonar.


Palavras-chave:  Aspergilose, Galactomanana, Não neutropênicos