XXI ALAM
Resumo:1591-2


Poster (Painel)
1591-2Detecção fenotípica de betalactamases em amostras clínicas isoladas de Hospitais Públicos e Privados no Estado Sergipe
Autores:Jordão Santana de Oliveira (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Maria Regina Pires Carneiro (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; José Machado Neto (UFS - Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

O surto de bactérias multirresistentes , como a Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase(popularmente conhecida como KPC), está freqüentemente relacionado ao uso indiscriminado de antibióticos, tais como, as cefalosporinas de terceira geração (ex. ceftriaxona, cefotaxima e ceftazidima); como também, há uma certa ineglicência por parte de equipes de saúde. Devido ao seu elevado espectro de atividade, as enzimas foram chamadas de beta-lactamases de espectro extendido (ESBL). O tratamento de pacientes com infecção causada por cepas que produzem ESBL, fica limitado a poucos agentes de amplo espectro de ação, os quais poderão também falhar diante de microorganismos que produzem múltiplas beta-lactamases. O presente trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Microbiologia, no Departamento de Microbiologia da UFS, o qual pretende investigar o perfil de resistência a antimicrobianos de cepas de Klebsiella pneumoniae em hospitais públicos e privados do Estado, através de testes como o de susceptibilidade, o de Hodge modificado, e do ensaio por aproximação de disco para detecção de metalobetalactamases, seguindo os cortes padronizados pelo CSLI. Foram coletadas 28 amostras destas bactérias, e após a realização do TSA, pode-se fazer a triagem com 8 amostras que tiveram uma relativa contribuição para o trabalho. Uma vez que , apresentaram resistência a alguns dos seguintes antibióticos ( AMP, AMI, AMC, ATM, CRO, CFO, CTX, CAZ,CIP, GEN , MPM, e PIT ) . Os espécimes clínicos mais frequentes foram obtidos de copro (78,57%), oro (7,14%), urocultura (7,14%), e LCR(7,14%). Diferentes graus de resistência foram reportados frente aos antimicrobianos avaliados, principalmente à AMP (78,57%), à AMP ( 25%), MPM( 14,28%), à CFO (14,28%), à CAZ (10,21%), ATM( 10,28%). O aparecimento de uma “zona fantasma” ou o alargamento do halo de inibição da cefalosporina, confirma a produção de ESBL, sendo detectado em uma das amotras . No teste de Hodge moficado, o presente alargamento da área de crescimento bacteriano na inserção com o limite externo do halo de inibição, foi perceptível em uma das amostras. Na avaliação da produção de MBL pelo método do disco aproximação, nenhuma amostra apresentou a zona de expansão ou distorção no halo de inibição do crescimento entre os discos contendo o MPA ou EDTA ,e os discos de ceftazidima e imipenem, que seria o indicativo do produtor de uma metalo-beta-lactamase. O tratamento de infecções por cepas multirresistentes representa um grande desafio clínico, já que são capazes de adquirir resistência a qualquer antimicrobiano disponível clinicamente, além de haver uma dificuldade na produção de novas drogas antimicrobianas capazes de impedir a atividade dessas cepas.


Palavras-chave:  Antibióticos, Carbapenemase, Klebsiella, Multiresistente, Testes