XXI ALAM
Resumo:1591-1


Poster (Painel)
1591-1UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS CRUZADAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:Jordão Santana de Oliveira (UFS - Universidade Federal de Sergipe / UFS - Universidade Federal de Sergipe / UFS - Universidade Federal de Sergipe / UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Maria Regina Pires Carneiro (UFS - Universidade Federal de Sergipe / UFS - Universidade Federal de Sergipe / UFS - Universidade Federal de Sergipe / UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Raquel Oliveira da Silva (UFS - Universidade Federal de Sergipe / UFS - Universidade Federal de Sergipe / UFS - Universidade Federal de Sergipe / UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Karla Monique da Silva Conceição (UFS - Universidade Federal de Sergipe / UFS - Universidade Federal de Sergipe / UFS - Universidade Federal de Sergipe / UFS - Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

A transmissão de conhecimentos de Microbiologia tem apresentado certas dificuldades por depender de equipamentos e materiais para a visualização de seres microscópicos. Com isso surge a necessidade de inovar para facilitar o trabalho do educador e a melhor compreensão dos educandos. Várias atividades, como jogos, têm sido desenvolvidos para aplicação em sala de aula a fim de lidar com essa ciência de maneira lúdica, para aquisição de conceitos que regem o nosso dia a dia. O presente estudo teve como objetivo avaliar o emprego de Palavras Cruzadas como um método de dinamizar o ensino de Microbiologia. Foram selecionadas duas turmas do 9º ano da rede estadual de Aracaju-SE, sendo uma o Grupo Controle (GC) e a outra o Grupo Experimental (GE), ambas com 35 alunos. Inicialmente, cada Grupo assistiu a uma aula expositiva abordando tópicos relevantes do conteúdo programático da Microbiologia, tais como: os principais microrganismos, empregos nas indústrias e principais doenças causadas por estes e, noções básicas de higiene. No grupo experimental, as Palavras Cruzadas foram distribuídas em folhas impressas, para que os alunos respondessem individualmente. Esse jogo foi desenvolvido em um programa freeware computacional chamado EclipseCrossword, que permite criar palavras cruzadas de forma bastante fácil. Na semana seguinte, foi aplicado um Questionário nos dois grupos, com 10 perguntas objetivas, com a finalidade de avaliar os resultados. Com base nas respostas dos questionários, foi calculada a frequência de acertos, para analisar qual grupo obteve melhor aprendizado. Os cálculos foram efetuados utilizando a regra de três simples, baseando-se nos números de alunos de cada grupo (35) e de perguntas do questionário (10). O total (máximo) de acertos equivaleu a 350 por grupo; GC e GE obtiveram 94(26,11%) e 191(54,57%) acertos, respectivamente. Com base nesses cálculos, foi possível verificar que o GC apresentou um número inferior de acertos em comparação ao Grupo Experimental.Os resultados obtidos no presente trabalho comprovam a eficácia do emprego de Palavras Cruzadas como um instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem de microbiologia. É possível a realização desse recurso nas escolas em geral, independentemente dos encargos financeiros. O jogo propiciou a aquisição de um vocabulário mais rico, estimulou a atenção, concentração e curiosidade dos alunos.


Palavras-chave:  Alunos, Jogos, Microbiologia, Palavras Cruzadas, Questionário