XXI ALAM
Resumo:1573-2


Poster (Painel)
1573-2Fungos filamentosos utilizados como parâmetro de qualidade sanitária da areia de uma praia da cidade de Marabá-PA, Brasil.
Autores:Jéssica Barros Aguiar Silva (UEPA - Universidade do Estado do Pará / UFT - Universidade Federal do Tocantins) ; Andrea Hentz de Mello (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo

INTRODUÇÃO A balneabilidade das praias é analisada mediante análise colimétrica da água ignorando a areia, substrato onde os banhistas, principalmente crianças, passam a maior parte do tempo em contato direto. No Brasil, somente a Secretaria do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SMAC) realiza análises da areia da praia, mas apenas a nível bacteriológico. Com o aumento significativo de micoses adquiridas em praias nota-se a importância de incluir os fungos nos parâmetros de qualidade sanitária das areias. Atualmente existe apenas um parâmetro micológico em todo o mundo para a análise de areia criado por uma associação portuguesa que avalia a qualidade das praias europeias. MATERIAL E MÉTODOS O parâmetro para análise utilizado foi o proposto pela Associação Bandeira Azul da Europa que admite com Valores Máximos Recomendáveis (VMR) para fungos potencialmente patogênicos 5 UFC/g e como Valores Máximos Admissíveis (VMA), 85 UFC/g. Em uma praia na cidade de Marabá-PA, Brasil, três áreas foram selecionadas onde em dois transectos demarcados realizou-se a coleta de areia seca e úmida, totalizando 6 amostras, estas foram depositadas em sacos estéreis e transportadas em caixa térmica sob ±4ºC até o Laboratório Biotest Diagnóstico de Apoio para dar início às análises microbiológicas. Uma sub-amostra de 40g foi colocadas em Becker para a adição de 40ml de água destilada, agitou-se manualmente as 6 amostras para obtenção de uma mistura homogênea. Em seguida, alíquotas de 0,4mL foram retiradas do sobrenadante da mistura com pipetas estéreis, semeadas "spread plate" em meio seletivo para fungos patogênicos Ágar Mycosel e incubadas em temperatura ambiente, as amostras foram realizadas em duplicatas. Após 7 dias as colônias fúngicas crescidas foram contabilizadas. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Das 12 amostras analisadas 75% apresentaram UFC/g acima dos VMR utilizados como parâmetro de qualidade obtendo em areia úmida os maiores valores de UFC/g. Resultados de estudos em praias de Portugal, Rio de Janeiro e São Paulo foram diferentes apontando a areia seca como a mais contaminada. CONCLUSÃO A praia da cidade de Marabá-PA, Brasil apresenta contaminação por fungos acima dos VMR tendo uma das áreas estudadas UFC/g acima dos Valores Máximos Admissíveis. Nota-se a relevância de analisar as areias com parâmetros micológicos visto que os fungos são potenciais patógenos à saúde humana.


Palavras-chave:  fungos, parâmetro de qualidade, praias, saúde pública