XXI ALAM
Resumo:1563-1


Poster (Painel)
1563-1AVALIAÇÃO DO PERFIL DE RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS DE BACTÉRIAS ISOLADAS DAS ÁGUAS DO RIO DOS SINOS/RS NOS MUNICÍPIOS DE TRÊS COROAS, NOVO HAMBURGO E ESTEIO.
Autores:Ana Bárbara Barth Hahn (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Sueli Van Der Sand (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Mariana Garcia Bahlis (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Themis Collares Antunes (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Cristina de Castro Spadari (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Marcela Proença Borba (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Elisandra Minotto (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O Rio dos Sinos banha cidades importantes do Rio Grande do Sul e recebe grande quantidade de efluentes domésticos e industriais. Nos últimos anos, com o uso descontrolado de antibióticos, muitas linhagens patogênicas têm desenvolvido altos níveis de resistência a antimicrobianos. O objetivo deste trabalho é avaliar o perfil de resistência a antimicrobianos de micro-organismos isolados de três pontos do Rio dos Sinos/RS. Foram feitas 4 coletas sazonais e as bactérias testadas foram isoladas dos meios de cultura EMB, Cetrimide, TSA e R2A. O perfil de susceptibilidade das amostras foi determinado pela técnica de difusão em disco, segundo Clinical and Laboratory Standards Institute – 2007, utilizando 13 antimicrobianos : nitrofurantoína 300µg, norfloxacina 10µg, tetraciclina 30 µg, estreptomicina10 µg, ciprofloxacin 5 µg, ceftriaxona 30µg, cefalotina 30 µg, cefoxitina 30µg, sulfametoxazol + trimetoprim25 µg, imipenem10 µg, cloranfenicol 30 µg, gentamicina10µg e vancomicina 30µg ─ 10 classes. Na coleta realizada no inverno, 57% dos micro-organismos de Três Coroas, 50% dos de Novo Hamburgo e 70% dos de Esteio foram sensíveis a todas as classes testadas; 36%, 25% e 10%, respectivamente, foram resistentes a uma classe; 7%, 25% e 20% a duas ou mais classes. Na primavera 21% dos isolados em Três Coroas foram sensíveis a todos os antimicrobianos, em Novo Hamburgo 38% apresentaram sensibilidade a todas as classes, enquanto em Esteio 100% apresentou esse perfil; 36% e 31% foram sensíveis a apenas uma classe, e 43% e 31%, respectivamente, apresentaram resistência a duas ou mais classes. No verão, 20% dos isolados de Três Coroas, 50% dos de Novo Hamburgo e 60% dos de Esteio foram sensíveis a todas as classes; 27%, 39% e 10% foram sensíveis a uma classe; 53%,11% e 30%, respectivamente, foram resistentes a duas ou mais classes. No outono, 22% dos isolados de Três Coroas foram sensíveis a todas as classes, assim como 20% dos isolados de Novo Hamburgo e 13% dos isolados de Esteio; 55%, 26% e 20%, respectivamente, foram resistentes a uma classe; 23%, 54% e 67% foram resistentes a duas ou mais classes. Produtos químicos e esgoto hospitalar despejado sem tratamento adequado na bacia dos Sinos pode contribuir para essa resistência. Precisamos atentar sobre a possibilidade do Rio servir como reservatório e dispersor de genes de resistência a antimicrobianos.


Palavras-chave:  Antimicrobianos, resistência, Rio dos Sinos