XXI ALAM
Resumo:1555-1


Poster (Painel)
1555-1IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA VERIFICAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE DESINFETANTES DE USO HOSPITALAR FRENTE À Candida albicans
Autores:Bruna Petillho Neves (INCQS - Instituo Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) ; Bruna Peres Sabagh (INCQS - Instituo Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) ; Celia Maria Carvalho Pereira Araújo Romao (INCQS - Instituo Nacional de Controle de Qualidade em Saúde)

Resumo

O controle das infecções relacionadas à assistência à saúde é um desafio para profissionais de saúde e envolve diversas medidas, incluindo o uso de desinfetantes hospitalares. O uso de produtos ineficazes coloca em risco a saúde dos pacientes, como também dos profissionais de saúde que atuam nas áreas de preparo, desinfecção e até mesmo de utilização dos artigos. Assim, é imprescindível a utilização de produtos eficazes e que atendam à legislação vigente. A resolução RDC n° 35, de 16 de agosto de 2010 compreende os produtos com ação antimicrobiana destinados ao uso em objetos e ambientes relacionados à assistência a saúde para artigos críticos e semicríticos, re-classificando os desinfetantes hospitalares em alto nível e nível intermediário e estabelecendo os microrganismos para avaliação da atividade antimicrobiana destes produtos, sendo que para esses desinfetantes hospitalares foi incluída a avaliação da atividade fungicida frente à levedura Candida albicans. Segundo esta resolução, a comprovação da eficácia dos produtos desinfetantes deve ser realizada mediante as metodologias preconizadas pela Association of Official Analytical Chemists (AOAC) ou pelo Comitê Europeu de Normalização (CEN). Dessa forma se fez necessário que o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) como laboratório de referência para o controle da qualidade de produtos sujeitos à vigilância sanitária, proceda à adequação aos regulamentos atuais, inserindo as técnicas agora exigidas. Desta forma, este trabalho teve como objetivo implantar as metodologias preconizadas pelo CEN para avaliação de desinfetantes de uso hospitalar. Foram utilizadas as metodologias EN 12353 (Preservação do microrganismo teste) e NF EN 13624 (Ensaio quantitativo em suspensão para avaliação da atividade fungicida de desinfetantes químicos utilizados para instrumentos na área médica – fase 2, etapa 1). Como microrganismo teste foi utilizada a cepa de referência Candida albicans ATCC 10231. Os resultados obtidos permitiram a padronização da fase 2, etapa 1 da metodologia preconizada pelo CEN sendo que para o produto 1, à base de ácido peracético, foram realizados 7 testes positivos e dentro dos padrões estabelecidos com tempo de contato de 5 minutos, e o mesmo foi considerado satisfatório frente à Candida albicans.


Palavras-chave:  Atividade Antimicrobiana, Candida albicans, Desinfetantes