XXI ALAM
Resumo:1554-2


Poster (Painel)
1554-2Determinação da Freqüência de Hemoculturas Positivas para Fungo na Rotina da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado.
Autores:Diego Rayan Teixeira de Sousa (FMT-HVD - Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado / UEA - Universidade do Estado do Amazonas) ; Débora Raysa Teixeira de Sousa (FMT-HVD - Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado) ; Rossicléia Lins Monte (FMT-HVD - Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado) ; Carla Silvana da Silva Santos (FMT-HVD - Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado) ; João Vicente Braga de Souza (FMT-HVD - Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado / UEA - Universidade do Estado do Amazonas)

Resumo

Introdução: Fungemia é a presença de fungos no sangue. Os casos desse tipo de infecção têm aumentando ao longo dos tempos devido ao aumento na população de pessoas com algum imunocomprometimento. Nos últimos anos, a incidência de fungemia se tornou uma das principais causas de morbidade e mortalidade em pacientes com a Síndrome da Imunodeficiência Humana. Poucos estudos têm sido publicados sobre essa problemática, no entanto, estudos demonstraram a importância das doenças fúngicas disseminadas como causa morte de pacientes com Aids. O objetivo desse estudo foi determinar a freqüência de hemoculturas positivas para fungo na rotina da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado. Metodologia: Foi realizado um estudo retrospectivo no período de janeiro de 2011 a junho de 2012 no laboratório de Bacteriologia e Micologia da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, referência para o tratamento e pesquisa de pacientes com Aids na região Norte. O estudo teve como suporte de pesquisa o sistema informatizado (iDoctor) usado rotineiramente pelo hospital e pelos laboratórios da FMT-HVD. Discussão dos Resultados: Foram enviadas ao laboratório de Bacteriologia e Micologia da FMT-HVD e processadas 123 hemoculturas para fungos, destas 95,9%(118/123) foram negativas e 4,8%(6/123) foram positivas. Das que houve isolamento fúngico, 50%(3/6) foram identificadas como Candida sp, 33,3%(2/6) como Histoplasma capsulatum e 16,7%(16) como Criptococcus sp. Conclusão: Baseado em estudos que afirmam que H. capsulatum, Criptococcus sp e Candida sp são respectivamente os maiores causadores de fungemia em pacientes com Aids, o estudo mostra uma possível deficiência nessa informação, ressaltando a importância de estudos nessa área e do desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico para esta patologia.


Palavras-chave:  Aids, Frequência, Fungemia, Fundação de Medicina Tropical