XXI ALAM
Resumo:1551-1


Poster (Painel)
1551-1Fungos isolados da lesão da antracnose do guaranazeiro e seus mecanismos de inibição do crescimento do fitopatógeno Colletotrichum, causador da doença.
Autores:Maria Letícia Bonatelli (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Sarina Tsui (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Joelma Marcon (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Maria Carolina Quecine (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; João Lúcio de Azevedo (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz")

Resumo

A cultura do guarnazeiro Paullinia cupana var. sorbilis é de grande importância para o Brasil, tendo como seus principais estados produtores, Bahia e Amazônia. A partir de seu fruto uma grande variedade de produtos é comercializada, como xaropes, refrigerantes e fitoterápicos, todos visando aproveitar as propriedades estimulantes do mesmo. Porém, a cultura vem sofrendo perdas significativas na produção devido à presença da antracnose, doença causada pelo fungo do gênero Colletotrichum. Este fungo ataca, principalmente, tecidos foliares, necrosando-os e diminuindo assim a produção do fruto guaraná. Os microrganismos presentes internamente na planta podem interagir de diversas formas, como relações mutuamente benéficas até relações de antagonismo. Visando estudar a interação entre fungos presente na lesão característica da antracnose e o fitopatógeno, foram isolados da lesão fungos intercelulares. A identificação dos isolados foi feita através do sequenciamento parcial da região ITS, do rDNA. Os gêneros encontrados foram: Fusarium, Diaporthe, Pestalotiopsis, Leptosphaeria e Microdochium. Para o teste de antagonismo, os fungos isolados foram crescidos em meio Batata Dextrose Ágar, com o fungo Colletotrichum, em testes de paridade. Os isolados capazes de inibir o fitopatógeno foram testados quanto a produção de quitinases e de compostos voláteis, em ensaios in vitro. Foi possível observar que alguns isolados encontrados inibiram o patógeno, sendo dois isolados do gênero Fusarium (C6 e C10), um do gênero Pestalotiopsis (C3) e outro do gênero Microdochium (P7). Com relação aos mecanismos utilizados por estes fungos na inibição de Colletotrichum, somente o isolado C6 do gênero Fusarium produziu algum tipo de quitinase, sendo esta a endoquitinase p-nitrophenyl-N-acetyl-β-D-glucosaminide. Quanto à produção de compostos voláteis, somente os isolados do gênero Fusarium C6 e C10 apresentaram inibição através da produção de compostos voláteis, inibindo em 23,81% e 26,69%, respectivamente, o crescimento do fitopatógeno. O estudo do meio intercelular do hospedeiro, meio colonizado concomitantemente por patógenos e outros fungos, pode colaborar na compreensão das relações que ocorrem nesse meio, bem como possibilitar a busca de microrganismos capazes de realizar o controle biológico de fitopatógenos.


Palavras-chave:  guaranazeiro, antracnose, fungos, biocontrole